O governador Romeu Zema (Novo) anunciou, nesta segunda-feira (25), o lançamento de uma consulta pública para o
As obras tem previsão de cinco anos de duração a partir da obtenção dos licenciamentos ambientais. Os investimentos totais são de cerca de R$ 5 bilhões, sendo R$ 2 bilhões do aporte financeiro do Estado e o restante por meio do contrato de concessão.
Cerca de R$ 2,5 bilhões serão direcionados para as obras estruturantes, que incluem a duplicação de 67 quilômetros da BR-356, implantação de 39 quilômetros de faixa adicional nas MG-262 e MG-329, a implantação e readequação de 64 quilômetros de acostamentos, além da construção de contornos viários, acessos, passarelas e correções de curvas críticas ao longo de todo o trecho, totalizando 187,3 quilômetros de extensão das obras.
Outros R$ 2,4 bilhões serão destinados para manutenção constante das rodovias e para os serviços aos usuários, antes inexistentes, como atendimento de socorro médico, com prazo de 30 minutos de chegada até a ocorrência, além dos serviços de guincho leve e pesado para veículos e a apreensão de animais na pista.
Os trechos rodoviários são cortados por 11 municípios, sendo eles: Nova Lima, Rio Acima, Itabirito, Ouro Preto, Mariana, Acaiaca, Barra Longa, Ponte Nova, Urucânia, Piedade de Ponte Nova e Rio Casca.
Reparação para as cidades
Em discurso, Zema disse que as vítimas do rompimento da barragem de Fundão, em 2015, serão honradas com as obras. “Mesmo que com muito atrasos as 19 vidas aqui perdidas terão algo de concreto que estará se transformando em benefício para a população”, disse o governador.
O prefeito eleito de Mariana, Duarte Junior, celebrou o avanço da obra. “É essencial que os debates não percam de vista a necessidade de indenização justa e investimentos adequados para o desenvolvimento de Mariana e região. A reparação não é apenas uma questão financeira, mas de dignidade”, disse Duarte.
Desenvolvimento na região
Para Zema, as obras levarão desenvolvimento para a região. “Essa BR 356 vai mudar por completo toda esta região de Ouro Preto, Mariana, Ponte Nova, que vai passar a ter um desenvolvimento muito maior. Muitos empresários falam que não investem nessa região porque a estrada é congestionada, é difícil chegar lá. Com essa duplicação esse problema será totalmente equacionado”, prometeu.
O governador criticou a fundação Renova, criada para administrar os processos de repactuação. “O que vimos aqui foi um descaso. Assistências técnicas recebendo milhões e quem foi atingido não recebeu nada”, disse, prometendo ainda que a população será ouvida na consulta pública.
“Vamos escutar todos, que podem e devem participar dessas audiências públicas porque o estado não é dono da verdade. Queremos a estrada no melhor traçado possível”, concluiu Zema.