Ouvindo...

Ministro de Minas e Energia anuncia reunião para discutir retorno do horário de verão

Encontro deve definir se a prática de se adiantar o relógio em uma hora para poupar o consumo de energia elétrica voltará a ser adotada

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, anunciou nesta sexta-feira (11) que a decisão sobre a volta do horário de verão será tomada em uma reunião com integrantes do governo na próxima terça-feira (15). Silveira participa do fórum internacional do grupo Esfera, realizado em Roma, na Itália.

Durante o evento, em conversa com jornalistas, o ministro destacou que o período mais relevante para a aplicação do horário de verão é de 15 de outubro a 30 de novembro, e enfatizou que a possível volta do horário não deve ser considerada como uma “questão ideológica”, como, segundo ele, ocorreu durante o governo anterior de Jair Bolsonaro.

Leia também

“Se houver risco energético, não interessa outro assunto a não ser fazer o horário de verão. Se não houver risco energético, aí é um custo-benefício que eu teria tranquilidade, serenidade e coragem de decidir a favor do Brasil”, afirmou Silveira.

O ministro ressaltou que a implementação do horário de verão deve ser encarada como uma política pública, a ser adotada apenas quando “imprescindível” para assegurar energia para o Brasil e diminuir custos ou evitar a alta na conta de luz.

Em setembro deste ano, o ONS recomendou a volta do horário de verão. O objetivo, pelo menos para este ano, é conter o pico de consumo de energia, que acontece entre 14h e 16h. A prática de se adiantar o relógio em uma hora esteve em vigor no Brasil desde 1931, instituído pelo então presidente Getúlio Vargas.

O horário de verão no Brasil foi cancelado em abril de 2019 pelo então presidente Jair Bolsonaro, por meio de um decreto que encerrou a prática. Na época, foram considerados estudos que apontaram a pouca economia de energia gerada pela medida.


Participe dos canais da Itatiaia:

Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio