Ouvindo...

Barroso compara possível impeachment de Moraes a expulsão de jogador de time de futebol

O tema ganhou força no Congresso após a apresentação de um novo pedido de impeachment contra o ministro Alexandre de Moraes em 9 de setembro

Moraes e Barroso

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, se opôs à possibilidade de impeachment de um ministro da Corte, assunto que está ganhando força no Congresso Nacional após a oposição apresentar pedidos para a retirada de Alexandre de Moraes do cargo.

Barroso fez uma metáfora do futebol, comparando a situação a um time que prefere expulsar um jogador adversário em vez de jogar de acordo com as regras.

“Você tem os onze jogadores (mesmo número de ministros do STF). Evidentemente, a gente tem posições diferentes, cada um tem a sua estratégia. Faz parte do jogo. Mas quando um dos times passa a trabalhar para que puxem jogadores do outro time, você deixou de jogar e não quer deixar que o outro time jogue, portanto. Eu acho que o impeachment é um elemento não desejável do debate público, que é querer expulsar o jogador do outro time”, disse Barroso em entrevista a CNN Brasil.

Em 9 de setembro, foi apresentado um novo pedido de impeachment contra o ministro Alexandre de Moraes. Com isso, o número de solicitações para a sua destituição subiu para 24.

Leia também

O mais recente pedido conta com o apoio de 152 deputados e já recebeu a adesão de 36 senadores. Assim, o Senado está próximo de conseguir a maioria simples necessária para iniciar o processo de impeachment. Para que isso aconteça, são necessários 41 votos dos 81 senadores (ou seja, 5 votos a mais do que o número atual de apoio).

Barroso afirmou ainda que STF pode reverter decisão do Congresso. “O Supremo tem um papel de interpretar e aplicar a Constituição. Pode ser, sim, aferido em face da Constituição, se o Supremo achar que é constitucional o ato. Se o Supremo achar que é inconstitucional, o ato não vale. É uma coisa também que muitas vezes as pessoas não entendem”, completou ele.


Participe dos canais da Itatiaia:

Clique aqui e veja a lista dos candidatos a prefeito e a vereador de todas as cidades do país

Jornalista com trajetória na cobertura dos Três Poderes. Formada pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), atuou como editora de política nos jornais O Tempo e Poder360. Atualmente, é coordenadora de conteúdo na Itatiaia.