Ouvindo...

X indica advogados no Brasil, e Moraes determina comprovação em 24 horas

Empresa de Elon Musk indicou os advogados André Zonaro Giacchetta e Sérgio Rosenthal para representação no país 20 dias após o bloqueio da plataforma; Moraes determinou comprovação em 24 horas e pediu explicações à empresa

Moraes pediu que X esclareça se realmente indicou advogados para representação no país

O ministro do Superior Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes deu 24 horas para que os advogados do X, antigo Twitter, comprovem representação legal no Brasil. A determinação está no despacho assinado por Moraes nesta quinta-feira (19), a que a Itatiaia teve acesso.

A decisão foi tomada após o X indicar ao STF que tinha contratado os advogados André Zonaro Giacchetta e Sérgio Rosenthal, de São Paulo, para representar a rede social em processos na Corte.

Leia mais

CloudFare: entenda como Musk driblou Moraes para recolocar ‘X’ no ar no Brasil

Volta do X: Anatel diz que não houve alteração na decisão de Moraes e está investigando casos

Twitter voltou? Usuário que acessar o X nesta quarta-feira (18) pode ser multado?

Perfil no X detalha decisão de Moraes que pediu bloqueio das contas de Nikolas Ferreira

Leia também

A ausência dessa representação, inclusive, foi determinante para que o ministro suspendesse, há cerca de 20 dias, as atividades da plataforma no país.

A decisão também afetou a Starlink Holding, que, assim como o X, pertence ao bilionário Elon Musk, e teve contas no Brasil bloqueadas.

Multa

Ainda nesta quinta-feira, Alexandre de Moraes também determinou a aplicação de uma multa diária no valor R$ 5 milhões contra a rede social X (antigo Twitter), caso a plataforma volte a estar disponível para usuários brasileiros, como ocorreu na última quarta.

A decisão foi tomada em resposta ao descumprimento de um bloqueio imposto pela Corte após decisão de Moraes no final de agosto.


Participe dos canais da Itatiaia:

Clique aqui e veja a lista dos candidatos a prefeito e a vereador de todas as cidades do país

Jornalista com trajetória na cobertura dos Três Poderes. Formada pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), atuou como editora de política nos jornais O Tempo e Poder360. Atualmente, é coordenadora de conteúdo na Itatiaia na capital federal.
Graduado em Jornalismo e Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Atuou como repórter das editorias de Política, Economia e Esportes antes de assumir o cargo de chefe de reportagem do portal da Itatiaia.