O ministro do Superior Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes deu 24 horas para que os advogados do X, antigo Twitter, comprovem representação legal no Brasil. A determinação está no despacho assinado por Moraes nesta quinta-feira (19), a que a Itatiaia teve acesso.
A decisão foi tomada após o X indicar ao STF que tinha contratado os advogados André Zonaro Giacchetta e Sérgio Rosenthal, de São Paulo, para representar a rede social em processos na Corte.
Leia mais
CloudFare: entenda como Musk driblou Moraes para recolocar ‘X’ no ar no Brasil
Volta do X: Anatel diz que não houve alteração na decisão de Moraes e está investigando casos
Twitter voltou? Usuário que acessar o X nesta quarta-feira (18) pode ser multado?
Perfil no X detalha decisão de Moraes que pediu bloqueio das contas de Nikolas Ferreira
A ausência dessa representação, inclusive, foi determinante para que o ministro suspendesse, há cerca de 20 dias, as atividades da plataforma no país.
A decisão também afetou a Starlink Holding, que, assim como o X, pertence ao bilionário Elon Musk, e teve contas no Brasil bloqueadas.
Multa
Ainda nesta quinta-feira, Alexandre de Moraes também determinou a aplicação de uma multa diária no valor R$ 5 milhões contra a rede social X (antigo Twitter), caso a plataforma volte a estar disponível para usuários brasileiros, como ocorreu na última quarta.
A decisão foi tomada em resposta ao descumprimento de um bloqueio imposto pela Corte após decisão de Moraes no final de agosto.