‘Não haverá posição política, mas investigação do BC’, afirma Lula sobre Banco Master

Em entrevista, presidente deu detalhes sobre encontro com Daniel Vorcaro e afirma que apurações cabem ao Banco Central

Presidente Lula concedeu entrevista nesta terça-feira (05) ao portal UOL

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou nesta quinta-feira (5), em entrevista ao UOL, que recebeu Daniel Vorcaro, presidente do Banco Master, em reunião no Palácio do Planalto no ano passado, quando a instituição já era investigada pelo Banco Central.

Lula relatou que a reunião ocorreu sem previsão na agenda oficial, durante a passagem de Vorcaro por Brasília, acompanhado do ex-ministro da Fazenda, Guido Mantega. Segundo o presidente, ele chamou o presidente do Banco Central do Brasil, Gabriel Galípolo, e o ministro da Casa Civil, Rui Costa, para participarem da conversa.

“Já recebi Itaú Unibanco, Bradesco, Santander Brasil, todos os bancos, não tinha agenda marcada, e quando Vorcaro veio para Brasília, chamei Galipolo, Rui Costa e ele me falou que tinha gente interessado em derrubar ele”, afirmou.

Leia também

De acordo com Lula, a resposta dada ao banqueiro foi de que o governo não tomaria partido. “Eu disse q não haverá posição política pro ou contra mas investigação do BC, foi essa conversa, a Política não entrará”, declarou.

O presidente também ressaltou que encontros com representantes do sistema financeiro são parte da rotina institucional e que isso não significa interferência em processos conduzidos por órgãos de controle. A investigação é conduzida pela Polícia Federal, sob a relatoria do ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal.

Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio
Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.

Ouvindo...