Relator diz não acreditar na prorrogação da CPMI do INSS no que depender de Alcolumbre

Alfredo Gaspar diz que comissão pode recorrer ao STF diante de resistência no Senado

Deputado Alfredo Gaspar, relator da CPMI do INSS

O relator da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito do INSS, deputado Alfredo Gaspar (União Brasil AL), afirmou que não acredita na prorrogação dos trabalhos da CPMI caso a decisão dependa do presidente do Senado, Davi Alcolumbre. Segundo o parlamentar, há interesses claros para que a investigação seja encerrada o quanto antes: “Tem muita gente interessada em fechar a tampa dessa CPMI logo”, afirmou Gaspar, ao comentar o futuro da comissão.

Leia também

Diante do cenário político no Congresso, o relator defendeu que a prorrogação dos trabalhos seja buscada diretamente no Supremo Tribunal Federal (STF), como alternativa para garantir a continuidade das investigações sobre irregularidades envolvendo descontos e contratos aplicados a aposentados e pensionistas do INSS. Para Gaspar, o risco de interrupção precoce dos trabalhos não é técnico, mas político.

Ao mencionar o STF como caminho para a prorrogação, Alfredo Gaspar deixa claro que, na avaliação dele, há resistência interna no Congresso para aprofundar as apurações, justamente no momento em que os depoimentos começam a atingir interesses mais sensíveis.

Aline Pessanha é jornalista, com Pós-graduação em Marketing e Comunicação Integrada pela FACHA - RJ. Possui passagem pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação, como repórter de TV e de rádio, além de ter sido repórter na Inter TV, afiliada da Rede Globo.

Ouvindo...