Lula diz que Maduro não será ‘preocupação principal’ em reunião com Trump

Presidente viajará para encontro líder americano na Casa Branca em março

Planalto planeja encontro entre Lula e Trump em março

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta quinta-feira (5), em entrevista ao UOL, que a liberdade do ex-ditador venezuelano Nicolás Maduro não é a “preocupação principal” no encontro que ele fará com o presidente dos Estado Unidos, Donald Trump, no próximo mês, em Washington.

Leia mais: ‘Não haverá posição política, mas investigação do BC’, afirma Lula sobre Banco Master

“Essa não é a preocupação principal [liberdade de Maduro]. A preocupação principal é a seguinte: há possibilidade de a gente fortalecer a democracia na Venezuela? E o povo da Venezuela, 8 milhões e 400 mil pessoas que estão fora, a voltar para a Venezuela? Há condições de fazer com que a democracia seja efetivamente respeitada na Venezuela e o povo possa participar ativamente?”, afirmou o petista em entrevista ao portal UOL.

Lula disse ter sugerido a Trump que permitisse que os venezuelanos decidissem sobre seu futuro político. O encontro entre os dois líderes deve ocorrer, segundo a previsão de Lula, na primeira semana de março, na Casa Branca.

Leia também

Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.

Ouvindo...