Ouvindo...

PT diz que eleição na Venezuela foi ‘jornada pacífica’ e reconhece vitória de Maduro

Apesar da cautela adotada pelo governo Lula, partido se antecipou e apoiou a reeleição do atual presidente venezuelano; documento tem recados ao governo de Maduro

Partido dos Trabalhadores é presidido pela deputada federal Gleisi Hoffmann, do Paraná

A Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) rompeu o silêncio adotado pelo governo Lula e decidiu apoiar formalmente o resultado divulgado pelo Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela (CNE) que deu a vitória nas eleições do país para o atual presidente, Nicolás Maduro.

A nota (leia na íntegra abaixo) divulgada na noite de segunda-feira (29) é repleta de recados ao atual mandatário do país vizinho, e reconhece o resultado que tem sido contestado pela oposição e por outros países, como Chile, Argentina e Estados Unidos. Por outro lado, o resultado foi apoiado por países como Rússia, China, Irã e Cuba.

O texto ignora as denúncias apresentadas até agora e diz que o processo eleitoral na Venezuela foi uma “jornada pacífica, democrática e soberana”, diz um trecho da nota.

Leia também

O comunicado também cita a oposição e diz que Maduro, agora reeleito, deve abrir conversas com a oposição para “superar os graves problemas da Venezuela, em grande medida causados por sanções ilegais”, diz a nota do PT,

Os resultados divulgados pelo órgão eleitoral comandado pelo ‘chavismo’ apontam a vitória de Maduro com 51,2% dos votos. O opositor Edmundo González Urrutia, tido como favorito antes da votação, registrou 44% dos votos. A líder da oposição, Maria Corina Machado, afirma que González venceu com 70% dos votos.

A única representação brasileira na Venezuela do é assessor especial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para assuntos internacionais, o ex-chanceler Celso Amorim. Ontem ele se encontrou com o presidente reeleito, Nicolás Maduro, e ao longo desta terça-feira (30), deve se encontrar com representantes da oposição.

Oficialmente, o governo brasileiro ainda não reconheceu o resultado da eleição e segue buscando evidências de que o resultado possa ter sido alterado pelo governo. A única manifestação até o momento, feita pelo Itamaraty, mencionou a realização das eleições e cobrou maior transparência nos dados.

Leia a nota na íntegra:

O PT saúda o povo venezuelano pelo processo eleitoral ocorrido no domingo, dia 28 de julho de 2024, em uma jornada pacífica, democrática e soberana. Temos a certeza de que o Conselho Nacional Eleitoral, que apontou a vitória do presidente Nicolas Maduro, dará tratamento respeitoso para todos os recursos que receba, nos prazos e nos termos previstos na Constituição da República Bolivariana da Venezuela. Importante que o presidente Nicolas Maduro, agora reeleito, continue o diálogo com a oposição, no sentido de superar os graves problemas da Venezuela, em grande medida causados por sanções ilegais. O PT seguirá vigilante para contribuir, na medida de suas forças, para que os problemas da América Latina e Caribe sejam tratados pelos povos da nossa região, sem nenhum tipo de violência e ingerência externa.

Executiva Nacional do PT


Participe dos canais da Itatiaia:

Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio