Ouvindo...

Governo Lula se manifesta sobre eleições na Venezuela com vitória de Maduro

Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela confirmou vitória de Nicolás Maduro, mas resultado é contestado pela oposição

Ministério das Relações Exteriores se manifestou nesta segunda-feira (29) sobre as eleições na Venezuela

O Ministério das Relações Exteriores se manifestou nesta segunda-feira (29) sobre as eleições na Venezuela.

Na madrugada, o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) declarou a vitória de Nicolás Maduro sobre Edmundo González com 51% dos votos. O resultado é contestado pela oposição, que critica a falta de transparência na apuração e cita “fraude grosseira” no processo.

Leia também:

Leia também

Em nota curta à imprensa, o Itamaraty liderado pelo ministro Mauro Vieira ressaltou o “caráter pacífico” da eleição venezuelana; mas, declarou ter atenção à apuração do resultado.

“Aguarda, nesse contexto, a publicação pelo Conselho Nacional Eleitoral de dados desagregados por mesa de votação, passo indispensável para a transparência, credibilidade e legitimidade do resultado do pleito”, escreveu o ministério.

A vitória de Maduro é apoiada por países aliados, como China, Rússia, Nicarágua e Cuba, mas tem sido rechaçada por países como Chile, Argentina, Estados Unidos e a União Europeia. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se mantém em silêncio.


Participe dos canais da Itatiaia:

Repórter de política em Brasília. Na Itatiaia desde 2021, foi chefe de reportagem do portal e produziu série especial sobre alimentação escolar financiada pela Jeduca. Antes, repórter de Cidades em O Tempo. Formada em jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais.