O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) oferecerá um jantar para líderes da base aliada na Câmara dos Deputados e para o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), na noite de quarta-feira (4).
Segundo apurou a Itatiaia, a confraternização será realizada na Granja do Torto, uma das residências oficiais da Presidência da República em Brasília, e acontece no momento em que o governo tenta azeitar as relações com o Congresso para enfrentar o último ano do mandato.
Depois do Carnaval, Lula também deve fazer outro convescote, mas com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), e os líderes da Casa.
Na abertura do ano legislativo, na segunda-feira (2), Motta
O cenário é diferente de como governo e Congresso encerraram 2025, com atritos causados pela tramitação do projeto de lei (PL) Antifacção e pela indicação do advogado-geral da União, Jorge Messias, a uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF).
Manter uma boa relação com os parlamentares é importante para Lula, já que por causa das eleições em outubro as atividades no Congresso tendem a ser concentradas apenas no primeiro semestre. Com isso, o petista precisará correr contra o tempo para aprovar as últimas medidas que possam fortalecer sua candidatura à reeleição.