Lula dará jantar para Motta e líderes da Câmara na quarta (4)

Confraternização na Granja do Torto, em Brasília, é importante para governo e Congresso começarem último ano do mandato com relações azeitadas

Os presidentes da Câmara, Hugo Motta (esq.), e da República, Lula (dir.)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) oferecerá um jantar para líderes da base aliada na Câmara dos Deputados e para o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), na noite de quarta-feira (4).

Segundo apurou a Itatiaia, a confraternização será realizada na Granja do Torto, uma das residências oficiais da Presidência da República em Brasília, e acontece no momento em que o governo tenta azeitar as relações com o Congresso para enfrentar o último ano do mandato.

Depois do Carnaval, Lula também deve fazer outro convescote, mas com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), e os líderes da Casa.

Na abertura do ano legislativo, na segunda-feira (2), Motta indicou que deve dar andamento às prioridades do Planalto para 2026, como a votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que acaba com a escala 6x1 – ou seja, seis dias de trabalho e um de descanso.

O cenário é diferente de como governo e Congresso encerraram 2025, com atritos causados pela tramitação do projeto de lei (PL) Antifacção e pela indicação do advogado-geral da União, Jorge Messias, a uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF).

Manter uma boa relação com os parlamentares é importante para Lula, já que por causa das eleições em outubro as atividades no Congresso tendem a ser concentradas apenas no primeiro semestre. Com isso, o petista precisará correr contra o tempo para aprovar as últimas medidas que possam fortalecer sua candidatura à reeleição.

Leia também

Nossos repórteres escrevem todos os dias notas dos bastidores de Brasília
Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.

Ouvindo...