O novo líder do PT na Câmara dos Deputados, Pedro Uczai (SC), afirmou nesta terça-feira (3) que o primeiro assunto a ser enfrentado durante sua gestão à frente da bancada petista é manter o
“A primeira vitória que nós temos que ter não é a vitória do PT, não é a vitória do governo, É a vitória dos que defendem a democracia neste país. Os democratas deste país são convidados a se mobilizar no Carnaval para manter a dosimetria aqui como veto, para dar, pedagogicamente, uma experiência que o jogo é na democracia de quem ganha e quem perde”, declarou o deputado catarinenses a jornalistas após a bancada oficializá-lo no cargo. A reunião contou com a participação da ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann.
Uczai substitui Lindbergh Farias (PT-RJ), cuja liderança foi marcada por embates diretos com a oposição e por uma relação estremecida com o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB).
Segundo o parlamentar catarinense, o PT também buscará avançar com outros temas prioritários para o Planalto, como o fim da jornada de trabalho 6x1 – seis dias de trabalho com um de folga –, a aprovação do acordo comercial do Mercosul com a União Europeia, além do PL Antifacção e a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública.