Projeto que põe fim ao ‘horário de férias’ nos ônibus de BH avança na Câmara

A proposta entende que a redução no número de viagens durante o período das férias prejudica diretamente os outros usuários do transporte público

A determinação, se aprovada, inclui não só as linhas do transporte coletivo convencional, mas também as do sistema suplementar.

No meio da votação tumultuada do projeto de lei que restringe a participação de menores de idade em eventos carnavalescos, culturais e artísticos de Belo Horizonte, os vereadores também aprovaram, em primeiro turno, o texto que impõe o fim do “ horário de férias” dos ônibus municipais que circulam na capital mineira.

A proposta, de autoria do vereador Helinho da Farmácia (PSD), proíbe que os coletivos acompanhem o período das férias escolares e reduzam os horários em meses como janeiro e julho.

Leia também

O parlamentar argumenta que não há queda suficiente no número de passageiros nesse período, em comparação com os demais meses do ano, para justificar a redução no número de viagens.

A determinação afeta as linhas do transporte coletivo convencional e também as do sistema suplementar.

No texto, fica estabelecido que o descumprimento da lei será considerado “descumprimento contratual” e acarretará a aplicação das sanções cabíveis.

A proposta segue para análise dos vereadores em segundo turno. Para ser aprovada, o texto precisa do voto favorável da maioria dos parlamentares para, então, seguir para sanção ou veto do prefeito Álvaro Damião (União Brasil).

Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais, com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia, já foi produtora de programas da grade e repórter da Central de Trânsito Itatiaia Emive.

Ouvindo...