Ouvindo...

Damião nega que novo complexo hospitalar fechará hospitais em BH

Segundo o prefeito, algumas pessoas devem ter que se deslocar um pouco mais para chegar aos hospitais, porém, vão ter à disposição o maior complexo hospitalar do país

Prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União Brasil)

O prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União), defendeu a proposta do governo do estado de construir o Complexo de Saúde Hospital Padre Eustáquio (HoPE), que vai funcionar em um terreno da prefeitura no bairro Gameleira, na região Oeste. O projeto estadual é alvo de críticas e manifestações, tendo em vista que hospitais estaduais da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (FHEMIG), como o Eduardo de Menezes, João Paulo II, Alberto Cavalcanti e Maternidade Odete Valadares, vão ser transferidos para o HoPE.

Segundo Damião, algumas pessoas devem ter que se deslocar um pouco mais para chegar aos hospitais, porém, vão ter à disposição o maior complexo hospitalar do país.

“Não serão fechados, eles serão realocados, passarão para um local muito mais apropriado para receber as pessoas. É isso. Você vai para um hospital e esse hospital, esse complexo hospitalar que vai ser criado em Belo Horizonte, é o maior do Brasil, um dos maiores, se não for o maior da América Latina. É um negócio absurdamente fantástico para Belo Horizonte. Nós não vamos atrapalhar a vida das pessoas, nós vamos melhorar a vida das pessoas”, defende.

O prefeito defende, no entanto, que é preciso algumas adaptações com o novo complexo. “A pessoa que estava sendo atendida ali do lado da casa dela, vai ficar chateada porque vai ter que andar cinco quarteirões, seis quarteirões, ou vai ter que pegar um ônibus, se deslocar até esse novo hospital. Então isso aí pode chatear, mas ela vai ver que esse atendimento vai ser muito melhor para ela. O atendimento que a gente vai oferecer nesse complexo hospitalar vai ser muito melhor para ela. Ninguém vai ficar desamparado, não vai fechar hospital, só vai acontecer isso depois da migração 100% feita”, afirmou em entrevista.

A fala ocorreu durante agenda do prefeito que visitou o Parque Tecnológico de Belo Horizonte BH-TEC, no bairro Engenho Nogueira, região da Pampulha. Lá, o prefeito afirmou que vai dar sequência aos investimentos da prefeitura no local e que vai apoiar o projeto de expansão do parque tecnológico, uma das demandas iniciadas na gestão do ex-prefeito Fuad Noman.

Prefeito comentou ‘projeto Tarifa Zero’

Após a coletiva de imprensa, em uma conversa informal com jornalistas, o prefeito da capital comentou que donos de empresas de ônibus que operam o transporte público da capital podem estar interessados no projeto que pretende estender a tarifa zero para todos os usuários do transporte público. Damião disse que a proposta pode significar aos empresários a garantia de recursos mensais para a manutenção da passagem gratuita.

Leia também

Jornalista graduado pela PUC Minas; atua como apresentador, repórter e produtor na Rádio Itatiaia em Belo Horizonte desde 2019; repórter setorista da Câmara Municipal de Belo Horizonte.