Ouvindo...

PF deve ouvir Ramagem na próxima semana sobre monitoramento ilegal na Abin

Os investigadores querem esclarecer um áudio, que teria sido gravado por Ramagem durante reunião com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)

Ramagem depõe à PF sobre declarações contra Dino na CPMI do 8/1 | CNN Brasil

A Polícia Federal pretende ouvir o deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ) na próxima quarta-feira, na Superintendência do Rio de Janeiro, sobre o suposto gabinete paralelo, criado na Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) para monitorar autoridades.

Ramagem, que é delegado da Polícia Federal, chefiava a Abin no período em que os monitoramentos ilegais teriam ocorrido. Segundo a Polícia Federal, a espionagem de autoridades ocorreu entre dezembro de 2018 e dezembro de 2021.

Os investigadores querem esclarecer um áudio, que teria sido gravado por Ramagem, em uma reunião com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-ministro chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) general Augusto Heleno.

A gravação foi apreendida pela Polícia Federal na casa de Ramagem em 24 de janeiro deste ano, durante mandado de busca e apreensão, e integra o inquérito que apura o monitoramento ilegal realizado pela Abin. No áudio, é discutida uma investigação envolvendo o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ).

A Polícia Federal prendeu cinco pessoas, na quinta-feira (11), acusadas de participação no esquema, incluindo o delegado da Polícia Federal Marcelo Araújo, que integrou a equipe de segurança do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), na campanha eleitoral de 2018.

Leia também

O relatório da Polícia Federal (PF) apontou que o gabinete paralelo da Abin, alvo da operação, monitorou senadores, que integravam a cúpula CPI da Pandemia, realizada em 2021, pelo Senado Federal, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, Dias Toffoli, Luís Roberto Barroso e Luiz Fux, além do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).

Pelas redes sociais, Ramagem afirmou que a operação da Polícia Federal desprezou os fins de uma investigação para levar à imprensa ilações e rasas conjecturas.

O deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ) ingressou com requerimento pedindo informações ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) sobre o suposto uso ilegal da Abin.

No requerimento, Lindbergh enviou 11 perguntas ao MJSP sobre o funcionamento do gabinete paralelo na Abin. Entre as perguntas, o deputado questionou se a chamada “Abin paralela” teria participado da tentativa de golpe de Estado no país, em 8 de janeiro de 2023.


Participe dos canais da Itatiaia:

Repórter da Itatiaia desde 2018. Foi correspondente no Rio de Janeiro por dois anos, e está em Brasília, na cobertura dos Três Poderes, desde setembro de 2020. É formado em Jornalismo pela FACHA (Faculdades Integradas Hélio Alonso), com pós-graduação em Comunicação Eleitoral e Marketing Político.