O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) irá embarcar na manhã desta quinta-feira (2), na Base Aérea de Brasília, com destino ao Rio Grande do Sul, onde irá liderar uma comitiva de ministros para acompanhar a situação dos municípios que foram afetados pelas fortes chuvas. A decisão foi tomada na quarta-feira (1), após o presidente da República conversar por telefone com o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB).
De acordo com informações da Secretaria de Comunicação Social da Presidência (SECOM), Lula visitará as áreas atingidas pelas chuvas, a partir das 9h45, quando desembarca em Santa Maria (RS). A previsão é a de que Lula se encontre com Eduardo Leite e outras autoridades na Base Aérea de Santa Maria.
O governo federal enviou oito aeronaves para auxiliar no trabalho de buscas no Rio Grande do Sul. Em um vídeo publicado nas redes sociais, Lula afirmou ao governador Eduardo Leite que irá enviar o efetivo federal que for necessário para apoiar os municípios gaúchos.
O presidente Lula se reuniu por cerca de três horas, nesta quarta-feira (1), com os ministros da Casa Civil, Rui Costa, da Defesa, José Múcio, e o chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência (SECOM), Paulo Pimenta, no Palácio da Alvorada. No encontro, eles debateram o roteiro da viagem do presidente Lula ao Rio Grande do Sul e o apoio federal ao estado.