Palco Gospel de Copacabana, no Rio, é centro de polêmicas durante o Réveillon

Pela segunda vez consecutiva, Rio de Janeiro terá ponto dedicado à músicas do gênero gospel durante a virada

Celebração do Réveillon carioca é considerada a maior do mundo pelo Guinness World Records

A maior festa de Réveillon do mundo, na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro-RJ, contará com um palco dedicado à música gospel, identificado como Palco Leme na programação, durante a celebração da virada do ano.

O anúncio, porém, gerou controvérsias na recepção do público. O babalawô Ivanir dos Santos, sacerdote de Candomblé e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), criticou nas redes sociais a assimetria das medidas de apoio da prefeitura carioca às religiões cristãs em relação às de matriz africana.

Em vídeo, Ivanir afirmou que os ritos de comemoração do Ano Novo e Carnaval, festas que geram grande receita para o município, surgiram a partir de tradições de celebração feitas às entidades das religiões de matriz africana, porém, não receberiam a devida atenção do poder público.

Em resposta, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, disse ficar impressionado com o “nível de preconceito” das afirmações. Em publicação feita no X, complementou que “a música gospel também pode ter seu lugar”.

Durante entrevista, Eduardo Paes afirmou ser o prefeito que mais defende a diversidade religiosa e que não se pode converter o preconceito contra as religiões de matriz africana em algo contra o cristiano

Essa é a segunda vez em que há um palco voltado para música gospel no Réveillon de Copacabana. Em 2024 o gênero também ganhou destaque com palco nas celebrações de virada de ano carioca.

MPF abre investigação sobre o caso

Em meio às discussões, o Ministério Público Federal (MPF) abriu investigação para apurar se houve intolerância religiosa no processo de criação da programação gospel para o Ano Novo em Copacabana.

Segundo o órgão, o objetivo é “ampliar o diálogo entre instituições e a sociedade, buscar a pacificação social mediante possível autocomposição e verificar o que precisa ser implantado, corrigido ou aprimorado”. A prefeitura tem até o dia 21 de janeiro para responder ao MPF.

Confira a programação completa do Palco Leme

  • DJ Marcelo Araújo: 18 às 4h DJ Marcelo Araújo (tocará durante os intervalos)
  • Midian Lima: 19h20
  • Samuel Messias: 20h45
  • Thalles Roberto: 22h15
  • Grupo Marcados: 0h12

*Sob supervisão de Edu Oliveira

Leia também

Gustavo Monteiro é estagiário do Portal Itatiaia e estudante de jornalismo na UFMG. Natural de Santos-SP, possui passagens pela Revista B&R e Secretaria do Estado de Minas de Comunicação Social.

Ouvindo...