Vídeo mostra ressaca do mar invadindo a praia de Copacabana

Marinha emitiu um aviso para a orla do Rio de Janeiro, com início nesta quarta-feira (31); conforme o comunicado, as ondas podem alcançar até 2,5 metros de altura

RESSACA NO MAR DE COPACABANA NO ULTIMO DIA DE 2025

Banhistas que estavam na praia Copacabana, no Rio de Janeiro, nesta quarta-feira (31), se assustaram com o mar invadindo a areia e arrastando pertences. Um aviso de ressaca foi emitido pela Marinha do Brasil para o Réveillon, alertando que as condições do mar não devem estar apropriadas para o banho.

O alerta da Marinha indica possibilidade de ondas de mais de 2,5 metros. Em um vídeo é possível ver a faixa de areia sendo tomada pelas ondas, enquanto as pessoas deixam a praia carregando seus pertences.

A orientação do porta-voz dos bombeiros, tenente-coronel Fábio Contreiras, é respeitar as cores das bandeiras, evitar locais de bandeiras vermelhas e apenas mergulhar em locais de bandeiras verdes.

“O mar vai estar com muita energia, muitas valas e correntes de retorno ativadas. De noite, a recomendação é muito clara, não mergulhe no mar. As condições de visibilidade são muito reduzidas, associadas ao mar agitado que nós teremos”, alertou Contreiras.

Ressaca no RJ

No aviso da Marinha, a corporação informou que a ressaca deve começar às 12h desta quarta-feira (31) e tem previsão de término às 6h de quinta-feira (1° de janeiro).

O fenômeno aumenta a agitação do mar, com possibilidade de formação de fortes correntes e valas.

Veja as recomendações de segurança:

  • Evite banho de mar e a prática de esportes aquáticos em áreas com condições de ressaca;
  • Não permaneça em mirantes na orla ou em locais próximos ao mar durante o período do aviso;
  • Os frequentadores de praias devem seguir rigorosamente as orientações das equipes do Corpo de Bombeiros;
  • Pescadores devem evitar navegar enquanto a ressaca estiver ativa;
  • Evite pedalar de bicicleta na orla se as ondas estiverem alcançando a ciclovia;
  • Em caso de acidentes no mar, não tente resgatar vítimas por conta própria. Acione imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193;
  • Esteja atento aos avisos e tome precauções para garantir sua segurança e a dos outros na orla do Rio de Janeiro nos próximos dias.
Leia também

Estudante de jornalismo pela PUC Minas. Trabalhou como repórter do caderno de Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre Cidades, Brasil e Mundo.

Ouvindo...