Banhistas que estavam na praia Copacabana, no Rio de Janeiro, nesta quarta-feira (31), se assustaram com o mar invadindo a areia e arrastando pertences. Um aviso de ressaca foi emitido pela Marinha do Brasil para o Réveillon, alertando que as condições do mar não devem estar apropriadas para o banho.
O alerta da Marinha indica possibilidade de
Vídeo mostra ressaca do mar invadindo a praia de Copacabana
— Itatiaia (@itatiaia) December 31, 2025
📽️ Créditos: DAN DELMIRO/AGNEWS pic.twitter.com/41zb9x65Xn
A orientação do porta-voz dos bombeiros, tenente-coronel Fábio Contreiras, é respeitar as cores das bandeiras, evitar locais de bandeiras vermelhas e apenas mergulhar em locais de bandeiras verdes.
“O mar vai estar com muita energia, muitas valas e correntes de retorno ativadas. De noite, a recomendação é muito clara, não mergulhe no mar. As condições de visibilidade são muito reduzidas, associadas ao mar agitado que nós teremos”, alertou Contreiras.
Previsão do tempo: como será o Réveillon em Cabo Frio-RJ Meteorologista prevê chuva no réveillon em São Paulo e no Rio de Janeiro Piloto que morreu após queda de ultraleve em Copacabana será sepultado em Juiz de Fora (MG)
Ressaca no RJ
No aviso da Marinha, a corporação informou que a ressaca deve começar às 12h desta quarta-feira (31) e tem previsão de término às 6h de quinta-feira (1° de janeiro).
O fenômeno aumenta a agitação do mar, com possibilidade de formação de fortes correntes e valas.
Veja as recomendações de segurança:
- Evite banho de mar e a prática de esportes aquáticos em áreas com condições de ressaca;
- Não permaneça em mirantes na orla ou em locais próximos ao mar durante o período do aviso;
- Os frequentadores de praias devem seguir rigorosamente as orientações das equipes do Corpo de Bombeiros;
- Pescadores devem evitar navegar enquanto a ressaca estiver ativa;
- Evite pedalar de bicicleta na orla se as ondas estiverem alcançando a ciclovia;
- Em caso de acidentes no mar, não tente resgatar vítimas por conta própria. Acione imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193;
- Esteja atento aos avisos e tome precauções para garantir sua segurança e a dos outros na orla do Rio de Janeiro nos próximos dias.