Meteorologista prevê chuva no réveillon em São Paulo e no Rio de Janeiro

Capitais devem registrar precipitações a partir da tarde desta quarta-feira (31), podendo persistir até a madrugada

Mesmo com calorão, a capital do Rio de Janeiro deve registrar chuva no Ano Novo

Em meio ao calorão e recordes de temperatura, a meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Anete Fernandes, afirma que as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro vão registrar chuva durante a virada do ano, nesta quarta-feira (31).

“Quem vai para São Paulo e Rio de Janeiro com certeza vai ‘pegar’ chuva. Os temporais vão acontecer durante a tarde de quarta, persistindo até a madrugada”, contou a especialista em entrevista à Itatiaia.

Leia mais:

São Paulo

O Inmet divulgou que o Estado de São Paulo está em alerta para tempestade e granizo em 653 cidades, incluindo a capital paulista — que registrou a maior temperatura máxima para um dia de dezembro em mais de seis décadas, no último domingo (28).

Na data, os termômetros marcaram 37,2°C às 16h, na estação meteorológica do Mirante de Santana. Foi o terceiro dia em que a cidade bateu o recorde de calor nesta semana.

O aviso foi divulgado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e vale até as 23h59 desta segunda-feira (29), podendo ser renovado a qualquer momento.

O órgão cita possibilidade de chuva de até 50 mm/dia, ventos intensos (40–60 km/h) e queda de granizo, com baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e alagamentos.

Rio de Janeiro

Desde a semana do Natal, o Rio de Janeiro enfrenta temperaturas que chegam aos 40°C. Mesmo com previsão de chuva para o Ano Novo, é esperado que o calorão deve persistir até o dia 1º de janeiro, segundo o Inmet.

O instituto renovou o alerta vermelho de onda de calor, de grau “grande perigo”, para 1.076 cidades em seis estados, incluindo o Rio de Janeiro. O aviso começou a valer às 9h desta segunda-feira (29) e segue até as 18h desta terça-feira (30).

Segundo o órgão, há risco à saúde, já que as temperaturas podem ficar 5 °C acima da média por um período superior a cinco dias.

A tendência na capital é de máximas acima de 35°C, chegando até 41ºC. Porém, nas primeiras semanas do mês de janeiro, o cenário deve mudar. A previsão indica a chegada de nebulosidade e chuva frequente, aliviando o calor.

Leia também

Estudante de jornalismo pela PUC Minas, Júlia Melgaço trabalhou como repórter do caderno de Gerais no jornal Estado de Minas. Também já passou por veículos de rádio e televisão. Na Itatiaia, cobre Minas Gerais, Brasil e Mundo.

Ouvindo...