Bombeiros buscam por adolescente desaparecido após ressaca no mar em Copacabana, no Rio

Segundo informações de familiares, o desaparecido é um adolescente de 14 anos, morador de Campinas-SP; Marinha emitiu um aviso dizendo que ondas podem alcançar até 2,5 metros de altura

Buscas em Copacabana

O Corpo de Bombeiros fez buscas no fim da manhã desta quarta-feira (31) por uma pessoa que desapareceu no mar na praia de Copacabana, na altura do Posto 2, no Rio de Janeiro. Segundo informações de familiares, o desaparecido é um adolescente de 14 anos, morador de Campinas, no interior de São Paulo.

Enquanto as equipes atuavam na procura, outras duas pessoas foram retiradas do mar após serem puxadas pela força das ondas. Já no período da tarde, um homem precisou ser socorrido em estado grave e foi encaminhado ao Hospital Municipal Miguel Couto.

O mar apresentava condições extremas, oferecendo risco inclusive para quem permanecia na faixa de areia. Ondas fortes avançaram pela orla e chegaram a se aproximar de um dos palcos montados para as apresentações do réveillon, o que exigiu atenção redobrada das equipes de segurança.

Até o momento, a operação segue em andamento. “Atuam na ocorrência as viaturas AMA 141, AMA 096 e ASE 493, com apoio do Grupamento de Operações Aéreas (GOA), do 1º GMar (Botafogo), com a embarcação BIA-016, além de equipes de mergulho”, informaram os bombeiros.

Ressaca

Banhistas que estavam na praia Copacabana, no Rio de Janeiro, nesta quarta-feira (31), se assustaram com o mar invadindo a areia e arrastando pertences. Um aviso de ressaca foi emitido pela Marinha do Brasil para o Réveillon, alertando que as condições do mar não devem estar apropriadas para o banho.

O alerta da Marinha indica possibilidade de ondas de mais de 2,5 metros. Em um vídeo é possível ver a faixa de areia sendo tomada pelas ondas, enquanto as pessoas deixam a praia carregando seus pertences.

No aviso da Marinha, a corporação informou que a ressaca deve começar às 12h desta quarta-feira (31) e tem previsão de término às 6h de quinta-feira (1° de janeiro).

O fenômeno aumenta a agitação do mar, com possibilidade de formação de fortes correntes e valas.

Veja as recomendações de segurança:

  • Evite banho de mar e a prática de esportes aquáticos em áreas com condições de ressaca;
  • Não permaneça em mirantes na orla ou em locais próximos ao mar durante o período do aviso;
  • Os frequentadores de praias devem seguir rigorosamente as orientações das equipes do Corpo de Bombeiros;
  • Pescadores devem evitar navegar enquanto a ressaca estiver ativa;
  • Evite pedalar de bicicleta na orla se as ondas estiverem alcançando a ciclovia;
  • Em caso de acidentes no mar, não tente resgatar vítimas por conta própria. Acione imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193;
  • Esteja atento aos avisos e tome precauções para garantir sua segurança e a dos outros na orla do Rio de Janeiro nos próximos dias.

Leia também

Estudante de jornalismo pela PUC Minas. Trabalhou como repórter do caderno de Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre Cidades, Brasil e Mundo.

Ouvindo...