Um meteoro de intenso brilho chamou a atenção no céu do Rio Grande do Sul (RS) na noite dessa terça-feira (30). O fenômeno foi registrado por uma câmera do observatório astronômico Heller & Jung, situado em Taquara, na região metropolitana de Porto Alegre.
De acordo com o professor Carlos Jung, diretor do observatório, o chamado fireball foi observado por volta das 22h35, quando entrou na atmosfera terrestre a cerca de 92 quilômetros de altitude, apresentando magnitude -9, índice que indica luminosidade extremamente elevada.
Vídeo flagra meteoro “fireball” no céu do Rio Grande do Sul; veja
— Itatiaia (@itatiaia) December 31, 2025
📽️câmera do observatório astronômico Heller & Jung pic.twitter.com/e3WBpr3ZeN
As imagens divulgadas mostram o momento em que o meteoro corta o céu noturno. Segundo Jung, o fenômeno durou aproximadamente sete segundos e se extinguiu a cerca de 35 quilômetros de altitude, sobre a região de Santana do Livramento, no sudoeste do estado, a cerca de 560 quilômetros de Taquara.
Em publicação nas redes sociais, o professor avaliou que o registro pode ter sido um dos últimos grandes fireballs de 2025, encerrando um ano marcado por diversas ocorrências desse tipo, diferente de 2024, quando não houve registros semelhantes.
*Com CNN