Cidade na Serra Gaúcha decreta situação de emergência após tornado

Este foi o segundo fenômeno registrado no Sul do Brasil em 15 dias; medida vale até abril de 2026

Tornado deixa destruição em município na Serra Gaúcha

O município de Farroupilha, no Rio Grande do Sul, decretou situação de emergência após passagem de tornado na última terça-feira (23). Ao menos 15 casas e uma escola foram atingidas e tiveram telhados arrancados com a força do vento, segundo a Defesa Civil.

O fenômeno resultou em danos materiais, prejuízos econômicos e sociais à população, além de dificuldades de deslocamento e circulação de pessoas pelas estradas, segundo o decreto publicado nessa quarta (24).

O documento ainda ressalta que o tornado também teria comprometido o funcionamento de instituições públicas locais, além de gerar interdição de vias.

Este foi o segundo tornado registrado na Serra Gaúcha em 15 dias, de acordo com o Centro de Monitoramento da Defesa Civil estadual. Os ventos superaram 100 km/h e o interior de Farroupilha foi a área mais atingida.

O decreto autoriza a mobilização dos órgãos municipais para atuarem junto à Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, além de aprovar a convocação de voluntários para “reforçar ações de resposta ao desastre e realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade”, escreveu o Executivo.

Leia também

A medida, assinada pelo prefeito, Jonas Tomazini, e pelo coordenador municipal de proteção de Defesa Civil, Fábio de Arruda Mezadri, tem validade até 30 de abril de 2026 - ou enquanto a situação perdurar no município.

Dois tornados em um mês

No início do mês, uma comunidade de Flores da Cunha foi destruída pela passagem do primeiro tornado. Mais de 5 mil moradores foram afetados e 60 casas ficaram danificadas.

Uma vinícola da cidade teve os locais de armazenamento de vinho tombados com a força do vento. Na ocasião, uma igreja centenária teve parte do telhado arrancado, mas não houve registro de feridos, segundo informações divulgadas pela CNN Brasil.

Leia mais:

Em um intervalo de 15 dias, um segundo tornado foi registrado na região, atingindo várias comunidades do município durante a tarde dessa terça (23). Segundo a prefeitura de Farroupilha, não houve feridos e o Corpo de Bombeiros atuou imediatamente após o ocorrido.

“O mais importante é cuidarmos das pessoas neste momento. Tivemos estragos de grande monta em diversas partes da cidade e do interior, mas, felizmente, sem registro de feridos. A mobilização rápida das nossas equipes, aliada ao Corpo de Bombeiros, Brigada Militar e com o apoio imediato da Defesa Civil Estadual, foi determinante para uma ação rápida e assertiva”, afirmou o chefe do Executivo municipal.

O que é um tornado?

Um tornado é uma coluna de ar em rotação violenta que se estende desde a base de uma nuvem de tempestade até atingir o solo. É considerado o fenômeno meteorológico com os ventos mais intensos conhecidos, podendo superar os 500 km/h em casos extremos.

* Com CNN Brasil

Estudante de jornalismo pela PUC Minas, Júlia Melgaço trabalhou como repórter do caderno de Gerais no jornal Estado de Minas. Também já passou por veículos de rádio e televisão. Na Itatiaia, cobre Minas Gerais, Brasil e Mundo.
Pablo Paixão é estudante de jornalismo na UFMG e estagiário de jornalismo da Itatiaia

Ouvindo...