Tornado atinge sul do Brasil com ventos de 100 km/h e causa destruição; veja imagens

Além de Farroupilha, outros 17 municípios reportaram danos desde segunda-feira, conforme dados divulgados pela Defesa Civil

Prefeitura de Farroupilha divulga fotos de destruição após tornado

Um tornado atingiu a cidade de Farroupilha, na Serra do Rio Grande do Sul (RS), causando estragos em várias comunidades do município na tarde dessa sexta-feira (23). O fenômeno foi o segundo registrado na localidade em um intervalo de 15 dias, de acordo com o Centro de Monitoramento da Defesa Civil estadual.

Imagens mostram destroços e a trilha de destruição causada pelos ventos, que superaram 100 km/h. O interior de Farroupilha foi a área mais atingida.

Leia também

Na comunidade de Vila Rica, as chuvas deixaram 20 residências destelhadas. Uma escola de ensino fundamental também teve o telhado arrancado.

“Apesar dos estragos significativos, não houve feridos. As famílias que tiveram suas casas comprometidas foram acolhidas por parentes e amigos, não havendo registro de desabrigados ou desalojados”, afirma a Prefeitura.

Segundo a prefeitura do município, não houve feridos e o Corpo de Bombeiros atuou imediatamente após o ocorrido. As equipes seguem em atendimento e novas informações serão divulgadas ao longo do dia pelo órgão.

“O mais importante é cuidarmos das pessoas neste momento. Tivemos estragos de grande monta em diversas partes da cidade e do interior, mas, felizmente, sem registro de feridos. A mobilização rápida das nossas equipes, aliada ao Corpo de Bombeiros, Brigada Militar e com o apoio imediato da Defesa Civil Estadual, foi determinante para uma ação rápida e assertiva”, afirmou o prefeito Jonas Tomazini.

Além de Farroupilha, outros 17 municípios reportaram danos desde segunda-feira, conforme dados divulgados pela Defesa Civil.

O que é um tornado?

Um tornado é uma coluna de ar em rotação violenta que se estende desde a base de uma nuvem de tempestade até atingir o solo. É considerado o fenômeno meteorológico com os ventos mais intensos conhecidos, podendo superar os 500 km/h em casos extremos.

Pablo Paixão é estudante de jornalismo na UFMG e estagiário de jornalismo da Itatiaia

Ouvindo...