Com a presença dos pilotos Felipe Massa, Caca Bueno, Enzo Bortoleto e Sérgio Sete Câmara, o evento de lançamento da etapa de BH foi realizado na noite desta quarta-feira, no Palácio das Mangabeiras, na região Centro-sul de Belo Horizonte.
Em entrevista à Itatiaia, o vice-campeão mundial de Fórmula 1 e piloto da Stock Car, Felipe Massa, destacou como a visibilidade da corrida pode impulsionar a imagem de BH internacionalmente e citou como exemplo de como o automobilismo valorizou a imagem de cidades e países como Mônaco e o Bahrein.
“Uma prova como essa nós sabemos como é importante para outras coisas que vão muito além da pista, é um marketing em cima da cidade que traz muitas outras coisas para o local”, conta Massa.
O multicampeão da Stock Car, Caca Bueno, afirmou que a prova de BH vai proporcionar legados além do esporte.
“Um circuito como esse, um evento como esse, traz retornos e legados, não só econômicos, como empregos, mas para o turismo também. Existe uma pesquisa muito recente que mostra como são 25 a 30 milhões de brasileiros fãs de moto esportes. Está longe de ser um nicho. São inúmeras empresas e pilotos que estão divulgado em suas redes sociais. É mostrar BH para o mundo”, diz Bueno.
Com 50 anos de carreira no automobilismo, o comentarista especializado, Reginaldo Leme, afirmou que a Stock Car vai crescer ainda nos próximos anos, o que irá beneficiar BH durante os cinco anos de contrato.
“Ela é considerada pela imprensa inglesa, a mais especializada em automobilismo, a terceira melhor categoria de carros de turismo, aqueles que não são de fórmula. Só que é a terceira porque só têm duas marcas correndo, no ano que vem já serão quatro marcas. Então ela vai se tornar a primeira rapidamente. Em termos de qualidade de pilotos importantes ela já é a primeira”, avalia Reginaldo.
Em entrevista exclusiva à Itatiaia, o Prefeito Fuad Noman (PSD) destacou que BH está no caminho certo.
“Imagina só nós mostrarmos a Pampulha para o mundo. As obras de Oscar Niemeyer. O Mineirão. A lagoa. A igrejinha da Pampulha. As pessoas dos 153 países que acompanham o evento vão querer saber sobre esse lugar bonito. Tenho certeza que vamos, daqui para frente, receber cada vez mais turistas. Somos um povo acolhedor, que sabe receber, então, nada melhor do que mostrar nossa cidade para o mundo”, disse o prefeito.
A Stock é considerada a principal categoria do automobilismo na América Latina. No evento de lançamento, algumas das mais importantes autoridades de Minas Gerais e personalidades mineiras estiveram presentes.
O evento já tem data marcada. A etapa de BH, o único circuito de rua do Brasil, irá ocorrer entre os dias 15 e 18 de Agosto.
Segundo a prefeitura, o evento vai injetar 200 milhões de reais na economia de BH e gerar cerca de 2 mil empregos. O evento será transmitido para 153 países. A corrida promete reunir mais de 30 mil pessoas em Belo Horizonte.
Protesto de ambientalistas
Um pequeno protesto de defensores do meio ambiente foi realizado em frente a uma das portarias do palácio Mangabeiras. Eles criticam o corte de 63 árvores no entorno do Mineirão.
Apesar do questionamento dos manifestantes, a prefeitura e os organizadores tem todas autorizações ambientais dos órgãos competentes para realização do evento. Recentemente, a legalidade do evento foi confirmada por uma decisão do Tribunal de Justiça de Minas.
Na decisão, o Presidente do TJ ressaltou que o executivo teve o aval do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Belo Horizonte e demais órgãos competentes. O magistrado destacou ainda que o executivo irá plantar mais árvores do que foi exigido pelos órgãos ambientais.
Como medidas compensatórias, os organizadores da Stock Car e Minas Arena, gestora do Mineirão, vão plantar 808 árvores no entorno do Gigante da Pampulha.
Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular.