Ouvindo...

STF formaliza condenação de Bolsonaro e abre prazo de 5 dias para recursos

Decisão abre caminho para embargos de declaração, que não mudam a pena, mas podem atrasar o processo

Ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e sete aliados foram condenados por tentativa de golpe de Estado

O Supremo Tribunal Federal publicou, nesta quarta-feira (22), o documento oficial que reúne todos os votos e argumentos do julgamento que condenou Jair Bolsonaro (PL) e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado. Com a publicação do chamado acórdão, começa a contar o prazo de cinco dias para que as defesas dos condenados entrem com recursos.

Esses recursos, chamados de embargos de declaração, servem para apontar possíveis erros ou contradições no texto da decisão. Eles não mudam o resultado do julgamento, mas podem adiar o início do cumprimento das penas.

Leia também

O acórdão publicado tem quase 2 mil páginas e oficializa a decisão tomada pela Primeira Turma do STF no dia 11 de setembro, quando Bolsonaro foi condenado a 27 anos e 3 meses de prisão. Ele foi considerado o líder do grupo que tentou manter o poder após a derrota nas eleições de 2022. As penas dos demais condenados variam de 2 a 26 anos de prisão.

Além do ex-presidente, foram condenados:

Segundo o Supremo, o grupo cometeu crimes como formação de organização criminosa armada, tentativa de golpe de Estado, ataques ao Estado Democrático de Direito e dano ao patrimônio público.

A publicação do acórdão é uma etapa obrigatória antes da execução das penas e marca o início da fase de recursos no STF. Depois que o prazo se encerrar e os recursos forem julgados, o tribunal poderá determinar o cumprimento efetivo das condenações.

Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio