A discussão sobre o futuro do Rodoanel Metropolitano de Belo Horizonte ganhou novos contornos após a revisão do traçado apresentada pelo Governo de Minas. Enquanto Betim indica ter chegado a um entendimento com o Estado, Contagem permanece em rota de colisão com o projeto, reafirmando que a proposta atual ameaça áreas sensíveis e pode causar prejuízos urbanísticos.
O governo estadual, por sua vez, enfatizou a importância da obra para a mobilidade regional e chamou os municípios a buscar um consenso.
Betim, que inicialmente havia manifestado forte preocupação com o traçado apresentado, afirma ter mudado de posição após meses de negociações técnicas. Segundo a prefeitura, a nova proposta evita áreas densamente urbanizadas, preserva comunidades e reduz o número de desapropriações, mantendo a conexão viária necessária para a logística regional.
O município ainda negocia ajustes pontuais, mas avalia que a revisão já representa um avanço significativo.
Confira a nota da prefeitura enviada à Itatiaia.
“Ao longo dos últimos meses, a Prefeitura de Betim intensificou o diálogo técnico com o Governo do Estado para tratar do traçado do Rodoanel Metropolitano na cidade. Inicialmente, o município manifestou forte preocupação, uma vez que a proposta apresentada cortava áreas densamente urbanizadas, poderia bloquear mais de 70 vias na cidade e geraria impactos expressivos na mobilidade, na oferta de serviços públicos essenciais e na rotina de milhares de famílias e empresas.
Com o aprofundamento das análises e a construção de um trabalho conjunto, o município conseguiu avançar para um entendimento mais amplo sobre o caráter estratégico do empreendimento para a mobilidade regional. Hoje, Betim reconhece a importância do Rodoanel para o futuro logístico de Minas Gerais e reforça que, com os ajustes adequados, o projeto pode trazer benefícios para a cidade.
O traçado revisado apresentado pelo Estado representa um avanço significativo: ele passa por áreas menos adensadas, evita a fragmentação territorial, preserva comunidades, reduz a necessidade de desapropriações e mantém a integração dos principais corredores viários - fatores essenciais para que a cidade continue funcionando de forma eficiente.
Além disso, reuniões técnicas contínuas têm sido realizadas com o Governo de Minas com o objetivo de identificar as melhores soluções para mitigar os impactos urbanísticos e sociais do empreendimento. As alterações discutidas até o momento incluem contornos pontuais em bairros e áreas empresariais, sem, contudo, alterar de maneira substancial o percurso originalmente proposto. A expectativa é que as negociações avancem sobre outros trechos para alcançarmos a melhores soluções para os problemas levantados”.
Contagem rejeita traçado
Contagem, porém, segue firme na rejeição ao traçado atual. A prefeitura diz reconhecer a relevância do Rodoanel para a Região Metropolitana, mas sustenta que o projeto não pode avançar sem garantir a proteção da área de preservação de Vargem das Flores e sem ajustes que evitem cortes em bairros que seriam diretamente impactados.
Para o município, as alterações feitas até agora não atendem às necessidades locais e mantêm riscos ambientais e estruturais elevados.
Veja o posicionamento:
“A Prefeitura de Contagem informa que, embora as questões relativas ao traçado do Rodoanel em Betim possam estar resolvidas, não houve avanços para Contagem. O Executivo Municipal reconhece a importância da obra para a Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Informa ainda que mantém sua posição de abertura ao diálogo, desde que o traçado em Contagem seja revisto pelo Governo de Minas, sem colocar em risco a área de preservação ambiental de Vargem das Flores e sem causar prejuízos urbanísticos ao município, que teria bairros e localidades cortados pela rodovia”.
Governo chama para conversa
O Governo de Minas afirma que o Rodoanel não foi concebido para dividir cidades, mas para conectá-las e melhorar a qualidade de vida dos moradores. A Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) destacou, em nota, o “diálogo construtivo” com Betim e reforçou o convite para que Contagem retome as negociações.
O Estado lembra ainda que sete dos oito municípios envolvidos já concordaram com o traçado e que a obra deve retirar cerca de 5 mil caminhões por dia do Anel Rodoviário, reduzindo acidentes e melhorando a fluidez do trânsito.
Diz a nota:
“O Governo de Minas destaca o diálogo construtivo com a Prefeitura de Betim, que permitiu avançar em um entendimento importante sobre o Rodoanel. A obra é considerada a principal intervenção de transformação da mobilidade urbana da Região Metropolitana de Belo Horizonte.
O Estado reitera o convite para que Contagem participe e intensifique esse diálogo, sempre com o objetivo de construir soluções integradas. O Rodoanel não foi concebido para dividir cidades, mas para conectar e melhorar a vida da população.
A previsão é de retirar cerca de cinco mil caminhões do Anel Rodoviário diariamente. Hoje, o trecho registra inúmeros acidentes, muitos com vítimas fatais. Com o Rodoanel, o tráfego pesado deixará de circular por dentro das cidades, inclusive em Contagem, passando a ser escoado por um corredor exclusivo e adequado para esse tipo de transporte. Trata-se de uma rodovia de padrão internacional, que traz ganhos logísticos, redução de acidentes e mais segurança viária.
O projeto está na fase pré-operacional e já conta com o aceite de sete dos oito municípios que serão atravessados pelo traçado.
O Governo de Minas destaca que há pressa em chegar a uma decisão, porque há urgência em salvar vidas e melhorar o dia a dia dos mineiros”.
O Rodoanel
Com cerca de 70 km previstos na primeira fase, o Rodoanel deve atravessar Sabará, Santa Luzia, Vespasiano, São José da Lapa, Pedro Leopoldo, Ribeirão das Neves, Contagem e Betim. O projeto ainda depende do licenciamento ambiental, cuja tramitação foi priorizada por decreto estadual, mas, recentemente, a licença concedida à empresa responsável pela obra foi suspensa pela Justiça Federal, que apontou falta de consulta a comunidades tradicionais e quilombolas.