Lula acompanha desfile em sua homenagem na Sapucaí neste domingo (15)

Escola estreante no Grupo Especial será a primeira desfilar no sambódromo

O presidente Lula no Carnaval de Salvador

Após passar pelo Recife e por Salvador, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarcou no Rio de Janeiro, onde ele acompanha neste domingo (15) o primeiro dia de desfiles das Escolas de Samba do Grupo Especial do Carnaval carioca, no Sambódromo da Marquês de Sapucaí.

Lula será homenageado por uma das agremiações, a Acadêmicos de Niterói, estreante na liga principal. Com o enredo “Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”, a escola será a primeira a desfilar, às 21h45.

Com receio de que a homenagem seja enquadrada como propaganda eleitoral antecipada, o Diretório Nacional do PT recomendou aos militantes que forem assistir ao desfile na Sapucaí a evitar o uso de qualquer vestimenta ou adereço que faça menção ao partido ou à reeleição de Lula.

Na última quinta-feira (12), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeitou dois pedidos apresentados pelos partidos Novo e Missão que tentavam impedir a realização do cortejo. Apesar disso, os ministros destacaram que pode haver punições caso a Acadêmicos de Niterói cometa ilícitos eleitorais, como o pedido explícito de votos.

Lula deve assistir o desfile no camarote do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), que é pré-candidato ao governo do Estado com o apoio do petista. Da capital carioca, o presidente retorna a Brasília, onde ficará até terça-feira (17), quando embarca para viagens de Estado à Coreia do Sul e à Índia.

Leia também

Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.

Ouvindo...