Lula diz que Covid-19 mostrou força do SUS: ‘Deus escreve certo por linha torta’

Presidente inaugurou hospital no Rio de Janeiro antes de ir à Sapucaí para acompanhar os desfiles das escolas de samba

O presidente Lula durante a inauguração de um hospital no Rio de Janeiro

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou neste domingo (15) que a pandemia de Covid-19 mostrou a força do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Muitos anos, pessoas que nunca utilizaram o SUS esculhambavam o SUS. O SUS atendia mil pessoas. Se uma morresse, só saia da notícia aquele que morreu, os mil que curaram não falavam nada. Veio a Covid-19 para provar. Por isso que eu digo, Deus escreve certo por linha torta. A Covid deu ao SUS o momento, a oportunidade de falar, não existe no mundo inteiro nenhum país com mais de 100 milhões de habitantes que tenha um sistema de saúde integral como o nosso SUS”, afirmou o petista.

A declaração foi dada durante a inauguração do novo Centro de Emergência 24h do Hospital Federal Cardoso Fontes, em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. A cerimônia contou com as presenças do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e do prefeito carioca, Eduardo Paes.

Esse foi o único compromisso público do presidente no Rio de Janeiro. À noite, Lula vai ao Sambódromo da Marquês de Sapucaí para assistir ao desfile da Acadêmicos de Niterói, da qual é o principal homenageado.

Leia também

Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.

Ouvindo...