O prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União Brasil), anunciou que os ônibus de Belo Horizonte farão viagens gratuitas aos domingos e feriados a partir da próxima semana. Em vídeo publicado em seu perfil no Instagram, ele anunciou a medida que passará a valer a partir do dia 14 deste mês.
Segundo a PBH, a medida faz parte do programa “Catraca Livre”, que integra as comemorações do aniversário de 128 anos capital, a serem completados nesta sexta-feira (12). Para usufruir da gratuidade, os passageiros podem apenas solicitar a liberação ao motorista ou usar o cartão BHBus, que passará pelo sistema de cobrança sem computar a tarifa.
Questionada sobre a viabilidade financeira do projeto, a PBH afirmou que custeará a gratuidade aos domingos por meio da remuneração complementar.
Discussão na Câmara Municipal
Em setembro deste ano foi derrotado, após tramitar na Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) desde fevereiro, o
O projeto foi apresentado inicialmente pela vereadora Iza Lourença (PSOL) e foi posteriormente assinado por outros 21 vereadores. Durante a votação, porém,
Durante a tramitação do projeto, Damião e membros da prefeitura como o secretário de Governo, Guilherme Daltro, colecionaram declarações críticas ao texto. A medida era considerada inviável pelo
O PL 60/2025 previa criar um Fundo Municipal de Melhoria da Qualidade e Subsídio ao Transporte Coletivo (FSTC) e estabelecer a Taxa do Transporte Público (TTP) como forma de financiá-lo.
Na prática, a lei substituiria o pagamento de vale-transporte por empresas sediadas na cidade para estabelecer o pagamento de um valor fixo para cada funcionário de organizações com mais de nove pessoas em seu quadro de trabalhadores.
O texto calculava um custo de R$ 168,82 por empregado, R$ 5,63 diários para cada funcionário a partir do décimo integrante do quadro da organização. Além da contribuição privada, o fundo seria abastecido com um subsídio do Executivo, já pago desde 2022.