Ouvindo...

STF condena ex-ministro da Defesa a 19 anos de prisão por plano de golpe

Ex-ministro da Defesa também terá que pagar uma multa de aproximadamente R$ 127 mil

Ex-ministro da Defesa Paulo Sérgio Nogueira

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) condenou, nesta quinta-feira (11), o ex-ministro da Defesa Paulo Sérgio Nogueira a 19 anos de prisão, em regime inicial fechado, no julgamento sobre uma tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022.

A pena foi proposta pelo relator do caso, ministro Alexandre de Moraes, e acompanhada pelos ministros Flávio Dino, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin, formando maioria.

O ministro Luiz Fux divergiu, votando pela absolvição de Nogueira, e por isso não fixou pena.

Leia também

Nogueira foi condenado por maioria de votos pelos seguintes crimes:

  • Organização criminosa armada;
  • Tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito;
  • Golpe de Estado;
  • Dano qualificado por violência e grave ameaça;
  • Deterioração de patrimônio tombado.

Além da pena de prisão, Nogueira deverá pagar multa de aproximadamente R$ 127 mil.

Segundo a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR), Paulo Sérgio Nogueira teria convocado os comandantes das três Forças Armadas e apresentado uma minuta com plano para um golpe de Estado.

Repórter de política em Brasília, com foco na cobertura dos Três Poderes. É formado em Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) e atuou por três anos na CNN Brasil, onde integrou a equipe de cobertura política na capital federal. Foi finalista do Prêmio de Jornalismo da Confederação Nacional do Transporte (CNT) em 2023.
Editor de Política. Formado em Comunicação Social pela PUC Minas e em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já escreveu para os jornais Estado de Minas, O Tempo e Folha de S. Paulo.
Jornalista pela UFMG, Lucas Negrisoli é editor de política. Tem experiência em coberturas de política, economia, tecnologia e trends. Tem passagens como repórter pelo jornal O Tempo e como editor pelo portal BHAZ. Foi agraciado com o prêmio CDL/BH em 2024.
Jornalista pela UFMG, com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia, já atuou na produção de programas da grade, apuração e na reportagem da Central de Trânsito Itatiaia Emive. Atualmente, contribui como repórter na editoria de política.