Ouvindo...

Seminário na ALMG discute melhorias no Plano Nacional de Educação

Assembleia sediou nesta segunda-feira (23) seminário sobre novo PNE, com discussões sobre desafios e metas para o futuro do ensino no Brasil

Mesa de discussão do Seminário sobre o Plano Nacional de Educação (PNE) realizado na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG)

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) sediou nesta segunda-feira (23) o Seminário Estadual do Plano Nacional de Educação (PNE) para o decênio 2024-2034.

O evento é fruto de uma parceria entre a ALMG e a Comissão Mista da Câmara dos Deputados, responsável por analisar o Projeto de Lei 2.614/24, que estabelece as diretrizes do novo plano educacional do país.

Com presença de parlamentares, especialistas, educadores e representantes da sociedade civil, o seminário teve como foco coletar contribuições para o parecer da Comissão Mista, que tem promovido encontros semelhantes em outros estados.

O deputado federal Rogério Correia (PT-MG) presidiu o seminário.

Leia também

Temas em debate

Durante o seminário, os participantes discutiram diversos pontos centrais do novo PNE, incluindo:

  • Avanços já conquistados e os desafios a serem enfrentados nos próximos dez anos;
  • Propostas para garantir equidade racial nas escolas e combater o racismo estrutural;
  • Formação de professores, especialmente para áreas como a educação no campo;
  • A importância de proteger a liberdade de ensino e enfrentar tentativas de censura no ambiente escolar;
  • O debate sobre o livre acesso de religiosos, especialmente evangélicos, às instituições de ensino;
  • A crescente preocupação com a violência nas escolas e medidas de prevenção;
  • A articulação com o Plano Estadual de Educação de Minas Gerais, que tem validade até 2027.

Novo PNE

O Plano Nacional de Educação (PNE) 2024-2034 é o terceiro plano a ser instituído por lei e foi elaborado pelo Ministério da Educação com base nas deliberações da Conferência Nacional de Educação (Conae), realizada em janeiro, além de contribuições da sociedade civil, dos entes federativos e de um grupo técnico específico.

A nova proposta traz 18 objetivos e 58 metas monitoráveis, entre eles:

  • A promoção de educação de qualidade em todas as etapas e modalidades de ensino, da educação infantil ao ensino superior;
  • A valorização dos profissionais da educação, com foco na formação e nas condições de trabalho;
  • O fortalecimento da educação profissional e tecnológica;
  • A ampliação da educação integral, entendida não apenas como aumento da carga horária, mas como uma formação completa, incluindo atividades extracurriculares como esportes, línguas e artes;
  • A atenção específica a grupos historicamente excluídos, como indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência, surdos e estudantes do campo.

O texto ainda propõe metas ambiciosas de investimento, como:

  • Alcançar 7% do Produto Interno Bruto (PIB) em educação até o sexto ano de vigência;
  • Chegar a 10% do PIB ao final do decênio;
  • Garantir um investimento por aluno equivalente à média dos países da OCDE e ao Custo Aluno Qualidade (CAQ).

Estados, municípios e o Distrito Federal terão um ano para adequar ou elaborar seus próprios planos de educação em consonância com o PNE, garantindo a participação da comunidade educacional e da sociedade civil no processo.

Além disso, o plano prevê uma revisão das metas em cinco anos, se necessário, e uma avaliação sistemática de sua implementação dois anos antes do término, que servirá de base para o plano seguinte. Está prevista ainda a instituição do Sistema Nacional de Educação (SNE), em até dois anos após a promulgação da lei, como ferramenta essencial para a articulação entre os entes federativos.

Plano estadual em MG

Minas Gerais conta com seu próprio Plano Estadual de Educação, instituído pela Lei 23.197/18, com validade até 2027. Assim como o PNE, ele foi construído por meio de participação social e estabelece 10 diretrizes e 18 metas.

A ALMG já promoveu debates sobre a implementação do plano mineiro, incluindo uma avaliação em 2021 feita pela Comissão de Educação.

Graduado em jornalismo e pós graduado em Ciência Política. Foi produtor e chefe de redação na Alvorada FM, além de repórter, âncora e apresentador na Bandnews FM. Finalista dos prêmios de jornalismo CDL e Sebrae.