As prefeituras de Contagem e Betim reagiram de formas distintas ao decreto publicado pelo governador Romeu Zema (Novo) nesta terça-feira (26) que
Enquanto Contagem mantém posição contrária ao traçado proposto pelo estado e afirma que as negociações estão paralisadas, Betim avalia que houve avanços e considera que o novo desenho apresentado atende, em grande parte, às demandas do município.
O decreto, publicado nesta no Diário Oficial do Estado, determina prioridade no processo de licenciamento ambiental do Rodoanel. A Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam) e outros órgãos do governo deverão agilizar análises e liberações necessárias para viabilizar a obra.
Conversas suspensas
Em nota, a Prefeitura de Contagem informou que as conversas com o governo estadual estão suspensas. O município, que já havia se posicionado contra o traçado atual, apresentou uma proposta alternativa em conjunto com Betim, mas não obteve retorno.
“O decreto publicado pelo estado não altera a posição da prefeitura, que se mantém contrária ao traçado proposto, e aberta ao diálogo para discutir a proposta alternativa apresentada”, destacou em nota.
Avanço nas negociações
Betim, por outro lado, afirma que houve avanços após negociações diretas com a Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra). A administração municipal diz que o novo traçado corresponde, em grande parte, às expectativas da cidade.
“Desde janeiro, Betim estabeleceu um diálogo direto e constante com o secretário de Estado de Infraestrutura, Pedro Bruno Barros, o que permitiu grandes avanços nas discussões sobre o traçado do projeto. O Estado apresentou nova proposta, com alterações importantes, que a cidade passa a compreender como positivas para nossa realidade. Avançamos no sentido de ajustar pontos específicos e hoje entendemos que o traçado corresponde, em grande medida, às expectativas do município”, diz a nota.
Ainda assim, o município demonstrou preocupação com o custo das desapropriações, embora reconheça que o Estado busca alternativas para reduzir os impactos.
Obras devem começar em 2026
Anunciado em 2021, o Rodoanel terá cerca de 70 km de extensão, divididos entre as alças Norte e Oeste, e deve beneficiar cidades como Sabará, Santa Luzia, Pedro Leopoldo, Vespasiano, São José da Lapa, Ribeirão das Neves, Contagem e Betim. O objetivo é retirar carretas e caminhões do Anel Rodoviário, diminuindo o tráfego na região metropolitana.
Apesar da medida, as obras devem começar apenas em 2026. Embora o cronograma oficial preveja o início da execução no segundo semestre de 2025, a licença ambiental só deve ser concedida no fim deste ano.
Como ainda há prazo de cerca de três meses para a instalação de canteiro de obras e mobilização da equipe, o início da construção em 2025 é considerado inviável.
A Itatiaia apurou que, mesmo com o decreto desta terça que, na prática, acelera o processo do licenciamento ambiental, ainda é possível que as obras comecem apenas no ano que vem.
A reportagem entrou em contato com a Seinfra para saber quais os próximos passos sobre o projeto e aguarda retorno. Atualmente, a pasta trabalha com previsão de entrega do Rodoanel para 2028.