Quem é Weverton Rocha, senador alvo da PF na nova fase da operação Sem Desconto

O senador maranhense, vice-líder do governo Lula (PT) no Senado, entrou no radar de uma investigação que apura irregularidades em descontos ilegais em aposentadorias

Weverton Rocha, senador pelo PDT-MA.

O senador Weverton Rocha (PDT-MA) foi alvo de um mandado de busca e apreensão nesta quinta-feira (18), durante a nova fase da operação Sem Desconto, deflagrada pela Polícia Federal (PF). A operação investiga um esquema nacional de descontos ilegais em pensões e aposentadorias do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Líder do PDT no Senado, Weverton esteve com o empresário Antônio Camilo Nunes, conhecido como “Careca do INSS” e apontado como um dos principais operadores do suposto esquema.

O senador também tem ligação com outro alvo da PF: Adroaldo Portal, atual secretário-executivo do Ministério da Previdência Social, que já foi chefe de gabinete e ocupou outros cargos ligados ao PDT.

Ao todo, na nova fase da operação, foram cumpridos 52 mandados de busca e apreensão, 16 mandados de prisão e outras medidas cautelares, expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

As ações ocorreram nos estados de São Paulo, Paraíba, Rio Grande do Norte, Maranhão, Minas Gerais e no Distrito Federal.

Quem é Weverton Rocha?

Weverton Rocha Marques de Sousa é natural do município de Imperatriz, no Maranhão. Ele foi eleito senador em 2018, com 1.997.443 votos, e atualmente é relator do projeto de lei (PL) que revisa a Lei do Impeachment, além da indicação do advogado-geral da União, Jorge Messias, ao cargo atualmente ocupado por Luís Roberto Barroso no Supremo Tribunal Federal (STF).

Antes de ser senador da República, atuou como secretário estadual de Esporte e Juventude no governo de Jackson Lago, entre 2007 e 2009, no Maranhão.

Em 2010, disputou o cargo de deputado federal, mas ficou como suplente. Em 2012, assumiu o mandato na Câmara dos Deputados e foi reeleito na eleição seguinte.

Leia também

O senador, em nota, informou que recebeu “com surpresa a busca na sua residência”, mas que “com serenidade se coloca à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas assim que tiver acesso integral a decisão”.

Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais, com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia, já foi produtora de programas da grade e repórter da Central de Trânsito Itatiaia Emive.

Ouvindo...