A Polícia Federal prendeu, nesta quinta-feira (18), Romeu Carvalho Antunes, filho de Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS”, durante uma nova fase da Operação Sem Desconto, que apura um esquema nacional de descontos ilegais em aposentadorias e pensões do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Antônio Carlos Camilo Antunes está preso desde setembro e é apontado pelas investigações como um dos principais operadores da fraude, responsável por desviar mensalmente valores dos benefícios de idosos sem autorização dos titulares.
Além da prisão de Romeu, a operação resultou no afastamento e na prisão de Aldroaldo Portal, secretário-executivo do Ministério da Previdência - considerado número 2 da pasta. Segundo apuração, ele vai cumprir prisão domiciliar, por decisão autorizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
De acordo com a Polícia Federal, a organização criminosa atuava de forma estruturada, com núcleos responsáveis pela captação de dados de aposentados, inserção de informações falsas em sistemas oficiais e ocultação do dinheiro desviado.
Senador também é alvo
A nova fase da Operação Sem Desconto também
Ao todo, estão sendo cumpridos 52 mandados de busca e apreensão, 16 mandados de prisão preventiva e outras medidas cautelares nos estados de São Paulo, Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Minas Gerais e Maranhão, além do Distrito Federal.
A ação é realizada de forma conjunta pela Polícia Federal e pela Controladoria-Geral da União (CGU). As investigações seguem em andamento, e novos desdobramentos não estão descartados a partir da análise do material apreendido.