Ouvindo...

Pablo Marçal comenta reversão de inelegibilidade: ‘Deus é justo e o tempo é o melhor juiz’

Decisão de segunda instância derrubou inelegibilidade do ex-candidato à prefeitura de São Paulo

O coach Pablo Marçal (PRTB)

Após a d ecisão do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) que acatou o recurso e reverteu sua inelegibilidade, o empresário Pablo Marçal (PRTB) afirmou que a justiça reconheceu que não houve irregularidades em seus atos.

“Deus é justo e o tempo é o melhor juiz. Essa vitória é do povo, que acredita que política se faz com propósito, não com perseguição. Agora seguimos com serenidade, certos de que cada instância confirmará o que sempre foi evidente: não houve qualquer irregularidade”, destacou.

O presidente nacional do PRTB e advogado eleitoral, Amauri Pinho, afirmou que a decisão tem caráter jurídico e democrático. Em uma linha com um pouco mais de autocrítica em relação ao colega de partido, Pinho disse que campanhas podem cometer equívocos. No entanto, o advogado ressaltou que eventuais erros cometidos não eram suficientes para tornar Marçal inelegível.

“A decisão do TRE-SP restabelece a justiça e o direito do povo de escolher livremente seu representante. Como especialista em Direito Eleitoral, compreendo que, em campanhas dessa dimensão, é natural que ocorram equívocos processuais, mas, no caso de Pablo Marçal, nunca houve fundamento suficiente para torná-lo inelegível. O PRTB recebe com satisfação essa decisão, reafirmando nosso compromisso com a legalidade, a democracia e o pleno exercício da soberania popular”, finalizou.

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), em sessão de julgamento nessa quinta-feira (6), aceitou o recurso do ex-candidato a prefeito da capital paulista em 2024, Pablo Marçal (PRTB), e reverteu a condenação de inelegibilidade proferida pela primeira instância.

Com a decisão do TRE-SP, por unanimidade, foi revertida a condenação à pena de inelegibilidade de oito anos de Marçal. Ele ainda segue condenado à inelegibilidade em outros processos. A justiça eleitoral é assertiva ao dizer que Marçal só será considerado inelegível caso as outras duas condenações sejam mantidas em segunda instância.

Leia também

Correspondente da Rádio Itatiaia em São Paulo. Ingressou na emissora em 2023. Começou no rádio comunitário aos 14 anos. Graduou-se em jornalismo pela PUC Minas. No rádio, teve passagens pela Alvorada FM, BandNews FM e CBN, no Grupo Globo. Na Band, ocupou vários cargos até chegar às funções de âncora e coordenador de redação na Band News FM BH. Na televisão, participava diariamente da TV Band Minas e do Band News TV. Em 2023, foi reconhecido como um dos 30 jornalistas mais premiados do Brasil.