Ouvindo...

‘Meu irmão não é um monstro, é uma doença psíquica’, diz filha de petista esfaqueado pelo filho

Emocionada, Yara Frateschi diz que o irmão está internado e “não sabe o que ele fez”

Yara Frateschi diz que o irmão está internado e “não sabe o que ele fez”

A filha mais velha do ex-deputado e um dos fundadores do PT, Paulo Frateschi, afirma que o irmão, que esfaqueou o pai até a morte, não é um monstro.

Emocionada ao falar com com a imprensa, nesta sexta-feira (7), durante o velório do pai, na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), Yara Frateschi afirmou que o irmão, Francisco Frateschi, de 34 anos, sofre de uma “doença psíquica”.

“Francisco Frateschi é um menino maravilhoso. O ‘Chico’ nunca levantou a voz para uma pessoa. Ele nunca bateu numa pessoa. Por onde o Chico passou, ele levou alegria, o Chico levou amor. Ele tinha um carinho imensurável pelo pai. O Chico sofreu um acidente há alguns anos. Ele foi um menino muito machucado que perdeu os dois irmãos mais novos em acidentes. Por uma coisa inacreditável, ele também sofreu um acidente alguns anos atrás”, destacou.

“O Chico está doente. Ele não sabe o que fez. É uma doença psíquica e a gente precisa saber lidar com isso. Ele não é um monstro. É uma dor imensa”, complementou Yara, com a voz embargada.

Lula e Janja enviam flores e prestam solidariedade à família

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a primeira-dama Janja da Silva, que não compareceram ao velório por conta da COP 30, em Belém, no Pará, enviaram coroas de flores e mensagens de solidariedade à família.

Leia também

Em nota, Lula lamentou a morte do amigo e disse que está com o “coração partido”. “Perco um grande e leal companheiro, com quem compartilhei décadas de lutas por um Brasil mais justo”, destacou.

Representando o governo federal, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, cancelou agendas e compareceu ao velório de Frateschi, que foi seu secretário de Relações Governamentais na prefeitura de São Paulo, em 2014.

“Era uma figura excepcional, um amigo, sem sombra de dúvida, uma das pessoas mais queridas do PT. Talvez tenha sido uma das pessoas que mais passou por provações. Não conheço ninguém que tenha precisado se refazer e superar tantos acontecimentos trágicos”, destacou Haddad em conversa com a imprensa.

Além de Haddad, quadros históricos do Partido dos Trabalhadores como o ex-ministro José Dirceu, ex-presidente nacional do partido Rui Falcão, o ex-deputado José Genoino, além de diversos parlamentares, estiveram presentes para se despedir do amigo de legenda.

Entenda o caso

O ex-deputado Paulo Frateschi (PT) foi morto após ser esfaqueado pelo próprio filho, Francisco Frateschi, na manhã da última quinta-feira (6), no bairro da Lapa, Zona Oeste da capital paulista. Frateschi chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.

Os relatos da família apontam que Chico, como era chamado pelos parentes, teve um surto. Ele deu golpes de faca na cabeça e no braço do pai, que teve uma parada cardiorrespiratória.

No momento da confusão, a mãe do autor, Iolanda Frateschi, tentou intervir, mas teve ferimentos e não conseguiu conter o filho.

Yara Frateschi afirma que a mãe teve um deslocamento de ombro e vai precisar ser submetida a uma cirurgia. A viúva deixou o hospital temporariamente para comparecer ao velório do marido na Alesp.

Paulo Frateschi tinha 75 anos e foi deputado estadual entre 1983 e 1987, além de presidente estadual do PT e secretário de Relações Governamentais da gestão Fernando Haddad na prefeitura de São Paulo, em 2014. Ele deixa esposa, filhas, netos e irmãos.

Correspondente da Rádio Itatiaia em São Paulo. Ingressou na emissora em 2023. Começou no rádio comunitário aos 14 anos. Graduou-se em jornalismo pela PUC Minas. No rádio, teve passagens pela Alvorada FM, BandNews FM e CBN, no Grupo Globo. Na Band, ocupou vários cargos até chegar às funções de âncora e coordenador de redação na Band News FM BH. Na televisão, participava diariamente da TV Band Minas e do Band News TV. Em 2023, foi reconhecido como um dos 30 jornalistas mais premiados do Brasil.