Ouvindo...

Lula lamenta morte de ex-deputado do PT que foi esfaqueado pelo filho: ‘Coração partido’

Paulo Frateschi, ex-deputado estadual e fundador do PT, foi esfaqueado e morto pelo filho em SP

Paulo Frateschi e Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lamentou nesta quinta-feira (6) a morte de Paulo Frateschi, ex-deputado estadual e fundador do Partido dos Trabalhadores. Ele foi foi esfaqueado pelo filho em São Paulo.

Nas redes sociais, Lula chamou Frateschi de “amigo” e disse estar com o “coração partido” pelo ocorrido. “A morte de meu querido amigo Paulo Frateschi, nesta quinta-feira, me deixa com o coração partido. Perco um grande e leal companheiro, com quem compartilhei décadas de lutas por um Brasil mais justo”.

Leia também

“Paulo Frateschi sempre uniu sua simpatia e sua capacidade agregadora a uma grande coragem. Desafiou com bravura o autoritarismo. Foi perseguido pela ditadura militar. Mas venceu. Ajudou o Brasil a reconquistar a sua democracia. E atuou na fundação e consolidação do Partido dos Trabalhadores, do qual foi um grande dirigente”, complementou Lula.

O caso

Frateschi tinha 75 anos de idade. Ele foi morto pelo próprio filho, de 34 anos, nesta quinta, em São Paulo. Segundo a Polícia Militar (PM), os agentes foram acionados para uma ocorrência de agressão na Rua Ponta Porã, no bairro da Lapa, zona oeste da capital.

De acordo com a corporação, no local foi constatado que um homem em surto havia agredido o próprio pai com golpes de arma branca, atingindo-o na região da cabeça e do braço. A PM informou ainda que a esposa do ex-deputado tentou intervir e sofreu ferimentos leves.

O autor do crime foi identificado como Francisco Frateschi. O ex-deputado chegou a ser socorrida após sofrer uma parada cardiorrespiratória e foi levado ao Hospital das Clínicas, mas não resistiu aos ferimentos. O filho foi detido.

O que diz o PT

Por meio de nota, o Partido dos Trabalhadores (PT) confirmou a morte do ex-deputado e lamentou a perda:

"É com profunda tristeza que comunicamos o falecimento do ex-presidente do PT Paulista e ex-deputado estadual Paulo Frateschi, companheiro e dedicado militante do nosso partido. Durante toda a sua trajetória, nosso companheiro demonstrou coragem, integridade e compromisso com o PT e pela busca de um país mais justo.

Paulo Frateschi deixa um legado, marcado pela luta pela justiça e pela inclusão. Ele permanecerá vivo em nossos corações e nas ações que ele ajudou a inspirar. A ausência do nosso querido Frateschi deixa uma lacuna irreparável entre amigos, familiares, companheiras e companheiros de luta. Manifestamos à família, aos amigos e a todos que com ele caminharam, a nossa mais sincera solidariedade”.

Jornalista com trajetória na cobertura dos Três Poderes. Formada pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), atuou como editora de política nos jornais O Tempo e Poder360. Atualmente, é coordenadora de conteúdo na Itatiaia na capital federal.
Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), já trabalhou na Record TV e na Rede Minas. Atualmente é repórter multimídia e apresenta o ‘Tá Sabendo’ no Instagram da Itatiaia.
Yuri Cavalieri é jornalista e pós-graduando em política e relações internacionais. Tem mais de 12 anos de experiência em rádio e televisão. É correspondente da Itatiaia em São Paulo. Formado pela Universidade São Judas Tadeu, na capital paulista, onde nasceu, começou a carreira na Rádio Bandeirantes, empresa na qual ficou por mais de 8 anos como editor, repórter e apresentador. Ainda no rádio, trabalhou durante 2 anos na CBN, como apurador e repórter. Na TV, passou pela Band duas vezes. Primeiro, como coordenador de Rede para os principais telejornais da emissora, como Jornal da Band, Brasil Urgente e Bora Brasil, e repórter para o Primeiro Jornal. Em sua segunda passagem trabalhou no núcleo de séries e reportagens especiais do Jornal da Band.