Ouvindo...

Lula quer liderar fundo de transição energética com recursos do petróleo, diz Marina

Ministra afirmou que proposta de usar lucros do petróleo para financiar a transição energética é um ‘processo complexo’, mas que o Brasil quer liderar pelo exemplo

Marina Silva na COP 30

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, afirmou nesta quinta-feira (7) que “caberá ao governo” colocar em prática o fundo climático anunciado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante a Cúpula de Líderes, em Belém.

O presidente propôs a criação de um fundo formado com lucros da exploração do petróleo para financiar ações de transição energética. A iniciativa foi apresentada como parte dos compromissos do Brasil para enfrentar as mudanças do clima.

Nos corredores do Centro de Convenções que sedia o evento, Marina disse que Lula não apenas apresentou o modelo como proposta global, mas pretende aplicá-lo internamente.

Leia também

“O presidente não só está propondo o modelo para o mundo, mas quer fazer isso no Brasil, liderando pelo exemplo”, afirmou a ministra. Marina destacou que o próximo passo será detalhar e viabilizar o mecanismo.

“Agora é dar concretude ao que o presidente anunciou”, disse. “São processos complexos”, observou, lembrando as discussões passadas sobre a destinação dos recursos do pré-sal.

Conteúdos produzidos pela redação de Brasília da Rádio Itatiaia