Ouvindo...

Saiba quais são as metas climáticas apresentadas pelo Brasil na COP 30

Atual NDC visa uma redução de 59% a 67% das emissões de GEE (gases de efeito estufa) no Brasil até 2035, utilizando os índices de 2005 como base

Foto de família com integrantes da Cúpula dos Líderes, na COP 30

A COP 30 reune os principais líderes globais na Amazônia e coloca o Brasil em destaque nas discussões sobre o clima, oferecendo maior visibilidade às iniciativas e metas delineadas pelo governo brasileiro. Nosso país foi o segundo a apresentar suas Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs, na sigla em inglês) durante a COP29, em novembro do ano anterior. E quais são essas metas climáticas?

A atual NDC visa uma redução de 59% a 67% das emissões de GEE (gases de efeito estufa) no Brasil até 2035, utilizando os índices de 2005 como base.

Em termos absolutos, isso implica que o Brasil aspira a limitar suas emissões em 2035 a uma faixa entre 850 milhões e 1,05 bilhão de toneladas de CO2. A meta é alcançar emissões líquidas nulas até 2050.

Para atingir essa redução, o país prioriza a erradicação do desmatamento ilegal até 2030 e a eliminação do desmatamento de forma geral até 2035.

O documento que elucida as NDCs brasileiras também compila um resumo das políticas públicas necessárias para viabilizar essas propostas, como o Plano de Transformação Ecológica, que envolve a colaboração dos Três Poderes na mitigação das mudanças climáticas.

Especialistas consultados pela CNN Brasil avaliam que as metas climáticas do Brasil são realistas, mas consideram-nas pouco ambiciosas frente ao potencial do país.

O que são as NDCs?

As Contribuições Nacionalmente Determinadas são compromissos que cada país signatário do Acordo de Paris assume em relação à redução das emissões e adaptação climática.

A atualização e o cumprimento dessas metas são revisados periodicamente pela ONU. Cada nação define sua própria NDC, alinhando suas metas ao objetivo do Acordo de Paris de limitar o aquecimento global a 1,5 °C em comparação aos níveis pré-industriais.

Entretanto, um relatório divulgado em outubro deste ano pela Organização das Nações Unidas (ONU), que compila as metas climáticas de 64 países, revela que a ação global ainda é insuficiente para mitigar os piores efeitos da crise climática.

Leia também

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.