Ouvindo...

COP 30: Brasil e países assinam coalizão para mercado de carbono

Iniciativa reúne Brasil, China, União Europeia e outros países para trocar experiências sobre regulação e precificação do carbono

Presidente Lula durante as agendas bilaterais na véspera da COP 30

O Brasil anunciou nesta sexta-feira (7) a “Coalizão Aberta de Mercados Regulados de Carbono” durante a Cúpula do Clima de Belém, no Pará. O documento marca a criação de uma frente internacional voltada à cooperação entre países que já possuem, ou planejam implementar, mecanismos regulados de precificação de carbono.

De acordo com nota do governo, “a declaração reconhece a crescente importância global dos mercados de carbono e o papel desses instrumentos na descarbonização das economias e no cumprimento das metas climáticas nacionais”.

Leia também

Segundo o texto, a Coalizão Aberta busca promover a troca de experiências em áreas como sistemas de Monitoramento, Relato e Verificação (MRV), metodologias de contabilidade de carbono e regras para o uso de créditos de alta integridade, quando aplicável.

A iniciativa foi endossada por Brasil, China, União Europeia, Reino Unido, Canadá, Chile, Alemanha, México, Armênia, Zâmbia e França, e permanecerá aberta à adesão de novos países.

Conteúdos produzidos pela redação de Brasília da Rádio Itatiaia