Ouvindo...

Durante julgamento, manifestantes protestam contra homenagem a Moraes em BH

Moraes, no entanto, não irá comparecer presencialmente já que, em paralelo com a homenagem em Minas, acontece no Supremo o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)

Manifestantes protestam contra homenagem a Moraes em BH

Em Belo Horizonte, manifestantes protestaram em frente ao Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG) contra a homenagem ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. Nesta terça-feira (9), o magistrado é um dos agraciados com o “Colar do Mérito da Corte de Contas Ministro José Maria de Alkmin”, na sede do TCE, na região Oeste da capital mineira.

Moraes, no entanto, não irá comparecer presencialmente já que, em paralelo com a homenagem em Minas, acontece no Supremo o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros sete réus pela suposta tentativa de golpe de Estado após a derrota nas urnas em 2022.

Com placas pedindo o impeachment do ministro e também a saída do presidente Lula (PT), o grupo expõe faixas com ataques ao ministro e criticas ao TCE. “Homenagear Moraes é cuspir na cara do povo que paga o seu salário”, diz uma das placas.

Manifestantes protestam contra homenagem a Moraes em BH

No início desta tarde, o ministro, que foi o primeiro a votar por ser o relator da ação no Supremo, pediu a condenação dos réus que respondem por cinco crimes:

  • Organização criminosa armada;
  • Tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito;
  • Golpe de Estado;
  • Dano qualificado pela violência e grave ameaça contra o patrimônio da União, e com considerável prejuízo para a vítima;
  • Deterioração de patrimônio tombado.

Moraes, no entanto, não é o único homenageado pelo TCE. A comenda é entregue a personalidades que, na avaliação do órgão, prestaram “relevantes serviços ao Tribunal de Contas, ao estado de Minas Gerais e ao país”.

Entre os agraciados está o advogado-geral da União, Jorge Messias, o vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões (Novo, o prefeito de Nova Lima, João Marcelo (Cidadania) e o secretário de Governo do estado, Marcelo Aro (PP).

Leia também

Jornalista pela UFMG com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia desde 2022, atuou na produção de programas, na reportagem na Central de Trânsito e, atualmente, faz parte da editoria de Política.