Sabatina de Jorge Messias para o STF será em março

Parlamentares avaliam que chances de aprovação de indicado de Lula ao STF aumentaram

O advogado-geral da União, Jorge Messias

A sabatina de Jorge Messias, indicado pelo presidente Lula (PT) para o Supremo Tribunal Federal, deve ser realizada em março na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, segundo interlocutores de Davi Alcolumbre (União), presidente da Casa Alta.

O retorno do recesso parlamentar, que começa na sexta-feira (19), será em fevereiro. Até março, Messias terá tempo para as suas articulações e a aposta de parte do Senado é que Alcolumbre vai aparar as arestas com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e não vai agir para atrapalhar Messias, embora seu nome favorito fosse o do senador mineiro, Rodrigo Pacheco (PSD).

Não só a acomodação do grupo político do presidente do Senado, mas a perspectiva de vitória do presidente Lula são considerados elementos fundamentais no processo. A leitura de muitos parlamentares, inclusive fora da base do petista, é que a depender das chances de Lula em 2026, Alcolumbre vai medir os desgastes.

No Senado, políticos, incluindo conservadores e evangélicos, acreditam que Messias está se recuperando e terá chances de passar pela CCJ e pelo plenário do Senado.

Leia também

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.

A opinião deste artigo é do articulista e não reflete, necessariamente, a posição da Itatiaia.

Ouvindo...