Ouvindo...

Oposição critica Janja por fala sobre o TikTok na China; Lula mantém defesa da primeira-dama

O presidente se irritou ao comentar o vazamento da conversa de Janja em Pequim

A primeira-dama Janja da Silva

Membros da oposição ao governo Lula (PT) criticaram a primeira-dama, Janja, por uma fala durante jantar com o presidente da China, Xi Jinping. Na ocasião, ela mencionou supostos efeitos nocivos do TikTok — uma plataforma chinesa — sobre crianças e mulheres.

A declaração, considerada inesperada, teria causado constrangimento entre participantes da comitiva. Após isso, Lula se irritou ao comentar o vazamento da conversa privada e saiu em defesa da primeira-dama.

Parlamentares da oposição usaram as redes sociais para criticar a postura de Janja. O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), por exemplo, escreveu: “Nem o Xi Jinping quis render a narrativa de algoritmo da Janja.”

Leia também

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) também criticou a postura do presidente e da primeira-dama, em entrevista ao Uol nesta quarta-feira (14).

“Você vê o Lula foi lá fora [China], dá vergonha de ver o comportamento dele. Dá vergonha ver a Janja pedindo... demonstrando a questão do TikTok, que tem que haver uma certa censura aqui, que atrapalha a educação das crianças entre outras coisas. Dá vergonha de ver isso aí, não quero isso pro Brasil”, disse. "É só vexame em cima de vexame.”

Nossos repórteres escrevem todos os dias notas dos bastidores de Brasília
Jornalista com trajetória na cobertura dos Três Poderes. Formada pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), atuou como editora de política nos jornais O Tempo e Poder360. Atualmente, é coordenadora de conteúdo na Itatiaia.