Ouvindo...

Lula se irrita com vazamento sobre TikTok e defende Janja após reunião com Xi Jinping

‘Como é que essa pergunta chegou à imprensa, se só tinha ministro lá?’, questionou o presidente, criticando o vazamento da conversa que classificou como confidencial

Lula durante coletiva de imprensa na China

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) demonstrou irritação ao comentar o vazamento de uma conversa privada com o presidente da China, Xi Jinping, durante reunião em Pequim.

A informação, divulgada inicialmente pela Globo, apontava que a primeira-dama, Janja da Silva, teria causado constrangimento ao abordar possíveis impactos negativos do TikTok, aplicativo controlado pela chinesa ByteDance.

Leia também

Lula esclareceu que a pergunta sobre a plataforma partiu dele, e não de Janja, e que a reunião era restrita a ministros do governo e ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP).

“Como é que essa pergunta chegou à imprensa, se só tinha ministro lá?”, questionou o presidente, criticando o vazamento de uma conversa que classificou como confidencial.

Segundo Lula, ele solicitou ao presidente chinês o envio de um representante de confiança para tratar da regulamentação de plataformas digitais, incluindo o TikTok.

O que aconteceu?

Durante o encontro, segundo o relato, Janja pediu a palavra para contextualizar os impactos das redes sociais no Brasil, especialmente contra mulheres e crianças.

No entanto, os relatos citam um suposto mal-estar criado pela primeira-dama e a resposta do presidente chinês, de que o Brasil tinha o direito de regulamentar o Tik Tok e até banir a rede social se achasse necessário.

O presidente defendeu a participação da primeira-dama: “Ela entende de rede social melhor do que eu. Não é gente de segunda classe.”

Nossos repórteres escrevem todos os dias notas dos bastidores de Brasília
Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio