‘Vitória do judiciário Brasileiro’, diz Moraes após EUA retirar sanção pela Lei Magnitsky

Ministro também agradeceu ao presidente Lula por ter defendido a soberania nacional

Alexandre de Moraes, ministro do Supremo.

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou nesta sexta-feira (12) que a retirada de sanções dos Estados Unidos contra ele e sua esposa representou uma “vitória do judiciário brasileiro”.

“Vitória do judiciário brasileiro. O judiciário brasileiro que não se vergou a ameaças, a coações, e não se vergará e continuou com imparcialidade, seriedade e coragem. A vitória da soberania nacional”, afirmou o ministro durante o evento de inauguração do SBT News, em São Paulo.

O ministro também elogiou e agradeceu ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por ter defendido a soberania nacional diante das medidas tomadas pelo governo dos Estados Unidos.

“O presidente Lula, desde o primeiro momento, disse que o país não iria admitir qualquer invasão na soberania brasileira. Mas, mais do que tudo isso, a vitória da democracia”, complementou Moraes.

Nesta sexta-feira (12), os Estados Unidos anunciaram a retirada das sanções contra o ministro. O comunicado foi divulgado pelo Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros do Departamento do Tesouro.

A decisão vem após telefonema entre Lula e Trump, no qual o presidente brasileiro voltou a pedir a revogação das punições.

Leia também

Repórter de política em Brasília, com foco na cobertura dos Três Poderes. É formado em Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) e atuou por três anos na CNN Brasil, onde integrou a equipe de cobertura política na capital federal. Foi finalista do Prêmio de Jornalismo da Confederação Nacional do Transporte (CNT) em 2023.

Ouvindo...