Com Alcolumbre, Motta e Fachin, Lula lança pacto contra o feminicídio nesta quarta

Ação conjunta dos Três Poderes é uma resposta ao aumento de casos de violência contra a mulher em 2025

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lança nesta quarta-feira (4) o Pacto Nacional Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio.

A cerimônia será realizada no Palácio do Planalto, às 11h, e também terá a presença dos presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), e do Supremo Tribunal Federal, ministro Edson Fachin, além da ministra das Mulheres, Márcia Lopes.

Segundo o governo, a iniciativa estabelece um compromisso integrado entre os Três Poderes para “enfrentar a violência letal contra mulheres, com ações de prevenção, proteção, responsabilização de agressores e garantia de direitos”.

O pacto surgiu após uma onda de casos de feminicídios e violência contra as mulheres no final de 2025. Em seus discursos, Lula passou a mencionar a ocorrência dos crimes e defendeu que o Estado enfrentasse o tema, sobretudo, os homens.

Leia também

Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.

Ouvindo...