Ouvindo...

Dino cita passagem bíblica e presta solidariedade a Moraes após aplicação da Lei Magnitsky

Nas redes sociais, Dino defendeu Moraes e disse que o ministro está “apenas fazendo seu trabalho de modo honesto e dedicado, conforme a Constituição”

Flávio Dino, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, usou as redes sociais para prestar “solidariedade” ao colega de Corte, Alexandre de Moraes, após os Estados Unidos, sob a liderança do presidente Donald Trump, anunciarem a aplicação da Lei Magnitsky.

Dino escreveu que Moraes está “apenas” cumprindo seu trabalho “de modo honesto e dedicado, conforme a Constituição do Brasil”. Ao final da publicação, o ministro ainda fez menção a uma passagem bíblica: “[...] o homem nobre que faz planos nobres, e graças aos seus feitos nobres permanece FIRME”.

Lei Magnitsky

A Casa Branca aplicou, nesta quarta-feira (30), a Lei Magnitsky contra o ministro Alexandre de Moraes.

Em comunicado oficial, o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, afirmou que Moraes “assumiu a responsabilidade de ser juiz e júri em uma caça às bruxas ilegal contra cidadãos e empresas estadunidenses e brasileiras”.

Ele ainda acrescentou que Moraes seria supostamente responsável por uma “campanha opressiva de censura, detenções arbitrárias que violam os direitos humanos e processos politizados”, citando a ação que tramita no STF envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pela suposta tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022.

Leia também

O que diz a lei aplicada pelos EUA?

O dispositivo previsto na legislação estadunidense permite que o país imponha sanções econômicas a pessoas acusadas de corrupção ou de graves violações de direitos humanos.

O texto foi aprovado durante o governo de Barack Obama, em 2012, e prevê medidas como, por exemplo, o bloqueio de contas bancárias e bens em território estadunidense, além de proibir a entrada no país.

A legislação foi criada após a morte de Sergei Magnitsky, um advogado russo que denunciou um esquema de corrupção envolvendo autoridades da Rússia.

*** Matéria em atualização.

Jornalista pela UFMG com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia desde 2022, atuou na produção de programas, na reportagem na Central de Trânsito e, atualmente, faz parte da editoria de Política.