Ouvindo...

Dino cita passagem bíblica e presta solidariedade a Moraes após aplicação da Lei Magnitsky

Nas redes sociais, Dino defendeu Moraes e disse que o ministro está “apenas fazendo seu trabalho de modo honesto e dedicado, conforme a Constituição”

Flávio Dino, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, usou as redes sociais para prestar “solidariedade” ao colega de Corte, Alexandre de Moraes, após os Estados Unidos, sob a liderança do presidente Donald Trump, anunciarem a aplicação da Lei Magnitsky.

Dino escreveu que Moraes está “apenas” cumprindo seu trabalho “de modo honesto e dedicado, conforme a Constituição do Brasil”. Ao final da publicação, o ministro ainda fez menção a uma passagem bíblica: “[...] o homem nobre que faz planos nobres, e graças aos seus feitos nobres permanece FIRME”.

Lei Magnitsky

A Casa Branca aplicou, nesta quarta-feira (30), a Lei Magnitsky contra o ministro Alexandre de Moraes.

Em comunicado oficial, o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, afirmou que Moraes “assumiu a responsabilidade de ser juiz e júri em uma caça às bruxas ilegal contra cidadãos e empresas estadunidenses e brasileiras”.

Ele ainda acrescentou que Moraes seria supostamente responsável por uma “campanha opressiva de censura, detenções arbitrárias que violam os direitos humanos e processos politizados”, citando a ação que tramita no STF envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pela suposta tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022.

Leia também

O que diz a lei aplicada pelos EUA?

O dispositivo previsto na legislação estadunidense permite que o país imponha sanções econômicas a pessoas acusadas de corrupção ou de graves violações de direitos humanos.

O texto foi aprovado durante o governo de Barack Obama, em 2012, e prevê medidas como, por exemplo, o bloqueio de contas bancárias e bens em território estadunidense, além de proibir a entrada no país.

A legislação foi criada após a morte de Sergei Magnitsky, um advogado russo que denunciou um esquema de corrupção envolvendo autoridades da Rússia.

*** Matéria em atualização.

Jornalista pela UFMG, com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia, já atuou na produção de programas da grade, apuração e na reportagem da Central de Trânsito Itatiaia Emive. Atualmente, contribui como repórter na editoria de política.