O
Na decisão, publicada nesta quarta-feira (29), o ministro do STF pede para que
O governador também terá que justificar o motivo da operação, além de informar o número de agentes envolvidos e a quantidade de mortos e feridos. Castro deverá explicar se adotou medidas para garantir a responsabilidade em caso de abusos de autoridade, bem como as providências de assistências às vítimas.
As audiências do ministro do STF com as autoridades do Rio Janeiro devem ser realizadas na próxima segunda-feira (3), na capital do Rio de Janeiro. A primeira das audiências será com o governador, às 11h. O encontro irá contar com as presenças dos
“O Governador deverá apresentar as informações de maneira detalhada na audiência designada”, diz Moraes na decisão. O ministro também determinou agenda com o presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro(TJ-RJ), o Procurador-Geral de Justiça e o Defensor Público Geral.
A determinação de Moraes foi tomada após pedido do Conselho Nacional dos Diretos Humanos (CNDH) e da Procuradoria-Geral da República (PGR). Os órgãos defenderam os esclarecimentos por parte do governo fluminense. Nesta quarta-feira (29), o Partido Socialista Brasileiro (PSB) havia solicitado uma investigação federal para apurar se o governo do Rio de Janeiro descumpriu decisões do Supremo no âmbito da ação.
O partido foi o
Em abril deste ano, a Corte chegou a um consenso sobre a
* Informações com CNN