Ouvindo...

Janja se manifesta sobre polêmica na China envolvendo o TikTok

A primeira-dama falou em “machismo” ao comentar sobre o caso

A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja

A primeira-dama Janja da Silva disse ter sido vítima de “machismo” após o vazamento de declarações dela durante reunião da comitiva brasileira com o presidente da China, Xi Jinping.

A primeira-dama teria causado constrangimento ao abordar possíveis impactos negativos do TikTok, aplicativo controlado pela chinesa ByteDance.

A declaração, considerada inesperada, teria causado constrangimento entre participantes da comitiva e foi passada para a imprensa. Após isso, Lula se irritou ao comentar o vazamento da conversa privada e saiu em defesa da primeira-dama.

Leia também

“Vejo machismo e misoginia da parte de quem presenciou a reunião e repassou de maneira distorcida o que aconteceu. E vejo a amplificação da misoginia por parte da imprensa, e me entristece que essa amplificação tenha o engajamento de mulheres”, afirmou a primeira-dama em entrevista à CNN Brasil.

Antes, o presidente Lula deu um “puxão” de orelha na comitiva presente na ocasião: “Primeira coisa que eu acho estranho é como essa pergunta chegou à imprensa, porque estavam só meus ministros lá. Então, alguém teve a pachorra de ligar para alguém e contar uma conversa que aconteceu durante o jantar — algo muito, muito confidencial e pessoal”, disse ele.

Jornalista com trajetória na cobertura dos Três Poderes. Formada pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), atuou como editora de política nos jornais O Tempo e Poder360. Atualmente, é coordenadora de conteúdo na Itatiaia.