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Plenário do TCE-MG referenda decisão de Patrus de suspender concessão no Vetor Norte

Decisão veio após Agostinho Patrus identificar irregularidades no processo conduzido pelo governo do Estado

MG-010, rodovia que vai para o Aeroporto de Confins.

O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG) referendou nesta quarta-feira (30), em plenário, a decisão do conselheiro Agostinho Patrus de suspender o edital de licitação para a concessão de rodovias no Vetor Norte da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Após proferir decisão monocrática determinando a suspensão na última sexta-feira (25) — comemorada por parlamentares de direita e de esquerda —, Agostinho Patrus, relator do caso no TCE, levou o assunto ao plenário nesta quarta. A Corte é formada por sete conselheiros. Patrus apresentou o relatório para manter a suspensão do edital e foi acompanhado por cinco conselheiros: Telmo Passareli, Licurgo Mourão, Hamilton Coelho, Adonias Monteiro e Gilberto Diniz. Por questões regimentais, o presidente do TCE, Durval Ângelo, não vota. Desta forma, a decisão foi referendada por unanimidade.

No relatório emitido, Patrus apontou três pontos críticos: audiências públicas mal divulgadas e realizadas apenas presencialmente, tarifas consideradas excessivas para os usuários e alterações no edital feitas de última hora, sem a devida justificativa técnica.

O projeto de concessão de rodovias do Vetor Norte prevê a instalação de 12 pórticos de pedágio ao longo de cerca de 124 quilômetros de rodovias que passam por 12 cidades da região. A concessão, se aprovada, irá afetar trechos como o caminho para o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, e para a Serra do Cipó, em Santana do Riacho.

O que Patrus exigiu do governo?

Como condição para continuidade do processo, Patrus, agora acompanhado dos pares, exigiu que o governo elabore novos estudos técnico-econômicos e promova audiências públicas híbridas em pelo menos 12 municípios diretamente impactados pela concessão. A suspensão atende a uma representação feita por deputados estaduais que questionam a legalidade da privatização de cerca de 124 km de vias, em 12 municípios.

O TCE-MG também solicitou detalhamento sobre a metodologia das tarifas, os planos de investimento da futura concessionária, os estudos de viabilidade e os critérios técnicos para a definição das praças de pedágio. Qualquer nova movimentação no processo licitatório deverá ser previamente comunicada ao Tribunal, sob risco de sanções.

O que diz o governo Zema sobre os pedidos

Procurada pela Itatiaia, a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Parcerias (Seinfra-MG) disse que ainda está analisando a decisão proferida por Patrus na última sexta-feira. A Seinfra também lembrou que encaminhou, na última quinta-feira (24), os documentos solicitados relacionados ao projeto, “atendendo integralmente ao que foi requisitado pelo órgão de controle”.

Neste cenário, a Seinfra disse que ainda não tem uma data definida para a publicação do novo edital de concessão das rodovias do Vetor Norte da Grande BH.

A Itatiaia voltou a procurar o governo de Minas para comentar a decisão desta quarta do TCE, mas ainda não obteve retorno.

O novo edital com as alterações solicitadas seria publicado no último sábado (26) e já traria mudanças determinadas pelo governador Romeu Zema (Novo), com estudos mais aprofundados, inclusão de novas intervenções que deveriam ser feitas pela futura concessionária e revisões em regras nas cobranças de pedágios, como o desconto para usuário (carros e motos) que passarem mais de uma vez pelos pórticos de cobrança.

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Correspondente da Rádio Itatiaia em São Paulo. Ingressou na emissora em 2023. Começou no rádio comunitário aos 14 anos. Graduou-se em jornalismo pela PUC Minas. No rádio, teve passagens pela Alvorada FM, BandNews FM e CBN, no Grupo Globo. Na Band, ocupou vários cargos até chegar às funções de âncora e coordenador de redação na Band News FM BH. Na televisão, participava diariamente da TV Band Minas e do Band News TV. Em 2023, foi reconhecido como um dos 30 jornalistas mais premiados do Brasil.