Lula celebra vitória de ‘O Agente Secreto’ e Wagner Moura no Globo de Ouro

O longa venceu na categoria Melhor Filme em Língua Não-Inglesa, enquanto o artista baiano foi escolhido Melhor Ator de Drama

Da esquerda para a direita: a primeira-dama Janja, o ator Wagner Moura, o diretor Kleber Mendonça Filho e o presidente Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comemorou neste domingo (11) as conquistas do filme “O Agente Secreto” no Globo de Ouro, nos Estados Unidos, uma das mais importantes premiações de Hollywood. O longa foi escolhido como Melhor Filme em Língua Não-Inglesa, enquanto Wagner Moura venceu como Melhor Ator de Drama.

Nas redes sociais, Lula afirmou que a dupla vitória é para “entrar para a história do cinema brasileiro” e relembrou a exibição do filme no Palácio da Alvorada, em agosto do ano passado.

“Dia de glória e reconhecimento ao talento de nossos artistas. Quanto honra foi receber, em agosto do ano passado, parte do elenco e da produção do filme para uma sessão no Cine Alvorada. Eu e Janja guardamos na nossa memória cada momento daquela noite extraordinária. As portas estarão sempre abertas para a arte e a cultura brasileiras”, escreveu o presidente em seu perfil no X.

Ambientado na década de 1970, o longa narra a história de Marcelo – vivido por Wagner Moura –, um professor universitário perseguido pela repressão da ditadura militar no Brasil.

Ele foge de São Paulo para Recife para escapar de agentes governamentais que o procuram por atividades subversivas. Chegando bem na semana do Carnaval, ele logo descobre que está sendo espionado pelos vizinhos.

Além do protagonista, Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone, Isabél Zuaa e Alice Carvalho, Udo Kier, Thomás Aquino e outros fazem parte do elenco. O filme chega aos cinemas ainda este ano.

Leia também

Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.

Ouvindo...